Ambiente e Natureza
Parque Natural da Madeira
O Parque Natural da Madeira é uma reserva biogenética na qual pode ser encontrada uma flora e fauna únicas.
No ano de 1982 foi criado oficialmente o Parque Natural da Madeira, espaço protegido que ocupa cerca de 2/3 da área total da Ilha (aproximadamente 56700ha) e de cujos objetivos se destacam a salvaguarda de um vasto património natural que constitui uma relíquia a nível mundial e inclui algumas espécies únicas ou de grande raridade, bem como a preservação de algumas áreas humanizadas de elevada qualidade.
De entre as várias áreas classificadas que integram o Parque, especial relevo merecem as reservas naturais integrais e as reservas naturais parciais, nas quais se encontra incluída a maioria da floresta Laurissilva da Madeira. Esta última está classificada pela UNESCO como Património Mundial.
Esta formação vegetal assume na Madeira a sua maior representatividade a nível de área ocupada, riqueza florística e estado de conservação, o que lhe valeu a integração na Rede de Reservas Biogenéticas do Concelho da Europa.
O Parque Natural engloba igualmente uma Reserva Geológica e de Vegetação de Altitude onde se encontram as serras do Maciço Central da Ilha, como sejam, os Picos do Areeiro, Cidrão, Ruivo e outros.
O Parque conta ainda com Zonas de Repouso e Silêncio e Reservas de Recreio, destinadas ao lazer do público, para além, de diversas Paisagens Protegidas, nas quais a paisagem, a arquitetura ou os hábitos e costumes das populações são considerados de interesse a preservar.
Laurus azorica, Ocotea foetens, Myrica faia, Clethra arborea, Persea indica, Ardisia excelsa, Picconia excelsa, Ilex perado, Ilex canariensis, Salix canariensis, Rhamnus glandulosa, Apollonias barbujana.
Arbustivas: Erica arborea, Erica scoparia, Vaccinium padifolium, Teline maderensis, Sonchus fruticosus.
Herbáceas: Sibthorpia peregrina, Festuca sp., Pteridium aquilinum, Phyllis nobla.
Herbáceas: Goodyera macrophylla, Orchis scropulorum, Culcita macrocarpa, Teucrium betonicum.