"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ambiente e Natureza

Parque Natural do Alvão

Parque Natural do Alv
Tipo de Património
Ambiente e Natureza
Classificação
Parque Natural
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituto de Conservação da Natureza / Parque Natural do Alvão
Descrição

Situado a Norte do Rio Douro, entre os rios Corgo e Tâmega, distrito de Vila Real, abrange parte dos concelhos de Mondim de Basto e de Vila Real, abrangendo cinco freguesias. Engloba zonas de altitude com larga bacia granítica de relevo suave e zonas xistosas de menor altitude e vales submontanos encaixados, separadas por uma bancada de quartziitos. Pratica-se uma agricultura de montanha com rotação de culturas na zona de altitude, com lameiros e prados permanentes e agricultura de sucalcos nas zonas de vale encaixado com maior diversidade cultural. O Parque Natural está integrado no sistema nacional de áreas protegidas do Instituto de Conservação da Natureza. Está também integrado na rede do programa Corine Biótopos (sítios de especial interesse para a conservação da natureza da Comunidade Europeia). Inclui sítios de interesse ornitológico.

Flora predominante

Carvalho-roble (Quercus roble), carvalho-negral (Quercus pyrenaica), vidoeiro (Betula alba), pinheiro-silvestre (Pinus silvestris), pinheiro-bravo (Pinus pinaster), urgueira (Erica australis), urze-branca (Erica arborea), urze-rôxa (Erica cinerea), queiroga (Chamaespartium tridentatum), giesta-negral (Cytisus scoparius), feto-comum (Pteridium aquilinum).

Flora ameaçada
Estão ainda a decorrer os estudos de caracterização da situação.
Fauna predominante

Salamandra comum (Salamandra salamandra), tritão-de-ventre-laranja (Triturus boscai), sapo-comum (Bufo bufo), rã-verde (Rana perezi), lagarto-d'água (Lacerta schreiberi), lagartixa-do-mato (Psammodromus algirus), cobra-bordalesa (Coronella girondica), cartaxo-preto (Saxicola torquata), felosa-do-mato (Sylvia undata), águia-de-asa-redonda (Buteo buteo), mocho-galego (Athene noctua), toupeira-comum (Talpa occidentalis), raposa (Vulpes vulpes).

Fauna ameaçada

Estão ainda a decorrer os estudos de caracterização da situação.

Animação
O Parque desenvolve várias actividades no âmbito da educação e animação ambiental.
Questões

São várias as questões ambientais que se colocam a este Parque Natural: construção/arquitectura desintegrada; pressão sobre os recursos naturais (fauna: caça e pesca ilegais; flora: abate de maciços arbóreos e arbustivos autóctones e a colheita indiscriminada de especimens), que se traduz ainda em sobrepastorícia, incêndios, pressão turística, desportos "radicais", e deposição ilegal de sucatas e lixos

Telefone
259 302830
Fax
259 302831
E-mail
Web site
Fonte de informação
Parque Natural do Alvão
Data de atualização
15/01/2009
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,470,532