Ambiente e Natureza
Reserva Natural da Serra da Malcata
A Sul do Concelho localiza-se a Reserva Natural da Serra da Malcata, uma baixa montanha coberta por matos esclerófilos, resquícios de carvalhais e plantações de coníferas exóticas. Em termos ecológicos é uma área extraordinariamente importante por albergar um dos últimos refúgios do ameaçado lince-ibérico. Salienta-se ainda a ocorrência de: lobo, gato-bravo, lontra, toupeira-de-água, perdiz, águia-cobreira, grifo, açor e peneireiro, entre outros. Importantes vestígios de matas e matagais de transição subatlântica-mediterrânica que constituem elementos da vegetação endógena já desaparecida incluindo alguns endemismos. Um pouco mais a Sul, desenha-se a linha orográfica dos montes de São Cornélio e das Fráguas.
Provocam alguns problemas: a utilização de químicos nas plantações de exóticas (por avião); o aproveitamento hidráulico do rio Coa; a caça e pesca furtivas; o risco de incêndios; o desaparecimento da vegetação autoctone e a plantação de coníferas exóticas; a grande pressão exercida por parte das empresas de celulos e; a plantações extensivas de exóticas, situação particularmente grave na periferia da Reserva Natural, provocando um "isolamento" da mesma.
Por outro lado, há um desejo por parte dos proprietários do interior da serra no sentido de lhes serem adquiridos os terrenos pela Reserva Natural.