"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Ambiente e Natureza

Parque Natural da Arrábida

Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal

Tipo de Património
Ambiente e Natureza
Classificação
Parque Natural
Proprietário/Instituições responsáveis
Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
Descrição

Situado junto ao mar, entre Setúbal e a vila piscatória de Sesimbra, o Parque Natural da Arrábida tem uma beleza incomparável, em que o azul do mar alterna com os tons esbranquiçados das falésias de calcário e com o verde do denso manto vegetal que cobre a Serra.

A riqueza vegetal é um dos maiores atractivos do Parque. Aqui encontra-se um dos raros exemplos de maquis mediterrânico em Portugal e a sua preservação foi um dos motivos que levou a que a Arrábida fosse considerada uma verdadeira relíquia científica internacional. Para que ela se mantenha intacta, o acesso a algumas áreas só é possível acompanhado de um Guia indicado pela Sede do Parque. Existem também diversas empresas credenciadas que organizam actividades radicais, como a espeleologia, o mergulho e a escalada.

Se quiser saber mais sobre a fauna e a flora, visite o Museu Oceanográfico, instalado no Forte de Nossa Senhora da Arrábida, junto à Praia do Portinho. Quase em frente, avista-se a Pedra da Anixa, uma pequena ilhota que constitui uma reserva zoológica devido à sua vegetação subaquática.

Além da Serra da Arrábida, o Parque engloba outras elevações como a Serra do Risco, onde se situa o ponto mais alto da costa continental portuguesa. Trata-se de uma magnífica arriba de 380 metros de altura, que se precipita sobre o mar de onde poderá apreciar uma inesquecível vista panorâmica sobre o Atlântico.

O encontro da serra com o mar originou um cordão de praias de areias finas e águas transparentes que julgaríamos só encontrar no Mediterrâneo como a Figueirinha, Galapos e o Portinho da Arrábida.

Preferida pelos frades franciscanos que entre os sécs XVI e XIX, habitaram o Convento ainda existente e meditavam nas capelas isoladas dispersas pela Serra. A Arrábida possui excelentes condições para a agricultura e a pastorícia que dão origem a produtos de grande qualidade. Destacam-se os Vinhos que poderá conhecer seguindo a Rota dos Vinhos da Costa Azul, que o leva à simpática vila de Azeitão onde poderá experimentar uns queijos deliciosos.

Descrição paisagística:
Área de 10.800 hectares, onde se encontra o maciço calcário de baixa altitude (500 m) localizado entre Setúbal e Sesimbra, compreendendo falésias marinhas, praias, maquis, garrigues, pastagens, florestas caducifólias, florestas sempre verdes, florestas de resinosas e áreas agrícolas.
De referir ainda que à extraordinária beleza paisagística se associam notáveis valores arqueológicos (pré-história e época romana) e valores culturais e arquitectónicos: Conventinho da Arrábida e Fortalezas de S. Filipe, Outão e Santa Maria da Arrábida; nas faldas da Serra, salientam-se três quintas - a Quinta da Bacalhoa, das Torres e a do Calhariz.


Serra da Arrábida, vista a partir de miradouro de Setúbal

Decrição ecológica:
Maciço calcário coberto por exuberante manto vegetal que constitui a amostra mais importante e significativa de maquis no país, possuindo importância a nível europeu.
Estes núcleos de vegetação, que constituem os últimos vestígios do matagal mediterrânico, formam um conjunto rico e variado de espécies que representam relíquias preciosas da floresta climácica.
No que respeita à fauna verifica-se também uma diversidade notável, destacando-se na avifauna a nidificação de Falcão-peregrino, Águia-de-Bonelli e Bufo-real.
No Creiro, em volta da Pedra da Anicha, pequena ilha recortada sobre o mar, surge a única Reserva Zoológica do Parque Natural, criada em consequência da vegetação sub-aquática de grande valor, ali presente.

Flora ameaçada

Antirrhinum majus ssp. linkianum;
Arabis sadina;
Capnophyllum peregrinum;
Crepis pusilla;
Fritillaria lusitanica;
Gymnadenia conopsea;
Iberis procumbens ssp. microcarpa;
Lavandula luisieri;
Lavandula pedunculata;
Lavandula stoechas;
Narcissus bulbocodium ssp. obesus;
Narcissus calcicola;
Ornithogalum concinnum;
Orobanche trichocalyx;
Santolina impressa;
Serratula baetica ssp. lusitanica;
Silene bergiana;
Silene longicilia;
Ulex densus.

Fauna predominante
Mamíferos:
Genetta genetta;
Herpestes ichneumon;
Felis silvestris;
Suncus etruscus.

Aves:
Milvus migrans;
Hieraaetus fasciatus;
Falco peregrinus;
Streptopelia turtur; 
Bubo bubo;
Apus melba;
Lullula arborea;
Monticola saxatilis;
Sylvia undata;
Ficedula hypoleuca;
Cyanopica cyana.

Anfíbios - Reptéis:
Salamandra salamandra;
Triturus boscai;
Discoglossus galganoi;
Pelobates cultripes;
Bufo bufo;
Hyla arborea;
Rana perezi;
Mauremys leprosa;
Blanus cinereus;
Acanthodactylus erythrurus;
Lacerta lepida;
Podarcis bocagei;
Psammodromus algirus;
Psammodromus hispanicus;
Coluber hippocrepis;
Elaphe scalaris.

Invertebrados:
Eurodryas aurinia;
Cneorhinus serranoi.

Questões
Afluxo indisciplinado de visitantes.
Colheita de plantas com valor ornamental.
Exploração desordenada de pedreiras.
Risco de fogos florestais.
Falta de sensibilidade dos visitantes relativamente ao património natural.
Morada
Praça da República
SETÚBAL
2900-587
Telefone
+351 265 541 140
Fax
+351 265 541 155
E-mail
Fonte de informação
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Data de atualização
11/08/2010
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,422,684