"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja de São João Baptista

Distrito: Santarém
Concelho: Abrantes

Tipo de Património
Património Material
Classificação
Monumento Nacional
Proteção Jurídica
Decreto nº 37077 de 29-9-1948
Uso atual
Local de culto
Descrição

A Igreja de S. João Batista em Abrantes foi fundada pela rainha Santa Isabel no século XIV e reconstruída no século XVI e XVII. É um edifício caraterístico do Renascimento e do Maneirismo.

A primitiva Igreja de São João Baptista, em Abrantes, foi fundada em 1300 pela rainha Santa Isabel. Em 1326, foi elevada a igreja paroquial por D. Afonso IV e, em 1574, a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese da Guarda. Em 1584, o arquiteto Pedro Sanches (morador em Castelo Branco) compromete-se a dirigir a obra da nova igreja. Em 1588, uma provisão de Filipe I ordena a reconstrução da igreja; sendo em 1629 inscrita a data no fecho da abóbada superior do coro, e em 1633 num dos fechos de uma das abóbadas. Com elementos arquitetónicos e decorativos de cariz maneirista na fachada principal e cabeceira, na estrutura compositiva dos altares laterais, nas cartelas que decoram os caixotões das abóbadas das capelas da cabeceira e aduelas das janelas da capela-mor; também o tratamento decorativo dos capitéis das pilastras da fachada e do portal sugere uma intenção de infringir as regras clássicas. No tratamento da fachada principal tem sido vista uma influência direta do arquiteto Filipe Terzi vinda através do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. Os lavores das janelas da capela-mor são atribuídos à escola de Jerónimo de Ruão.

Morada
Adro de São João
2200-365 Abrantes
Telefone
241 362 268
Fonte de informação
Centro Nacional de Cultura
Data de atualização
09/01/2025
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,060,572