"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Rosmaninhal

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Descrição

Próximo da fronteira, na confluência do Tejo com o seu afluente, o rio Erges, a aldeia do Rosmaninhal deve o seu topónimo à profusão de rosmaninho que floresce nos campos envolventes durante a Primavera e que dá à paisagem uma ambiência cromática rara e um odor característico.
A importância histórica ao longo de várias épocas como povoação raiana está patente na uniformidade do conjunto construído e mesmo nalgum património monumental (Igreja matriz, Capela do Espírito Santo, Igreja da Misericórdia). Numa zona de povoamento antigo de tipo proto-histórico e de forte romanização, o povoado estruturou-se a partir da Idade Média. Foi comenda dos Templários no início da nacionalidade e, mais tarde, pertença da Ordem de Cristo. A partir do séc. XIII, com a estabilização das fronteiras entre Portugal e Castela, transformou-se num núcleo fortificado com o seu castelo e praça de armas, integrando-se na linha defensiva definida também por Castelo Branco, Segura e Salvaterra do Extremo. A localização estratégica sobre uma colina, de onde se dominam os campos envolventes e as vastas planícies de Castela, foi determinante para o reconhecimento da autonomia concelhia feita pelo rei D. Manuel I que instituiu o foral em 1510, elevando a povoação à categoria de vila do reino.
A estrutura do aglomerado define-se em função da rua principal de acesso à colina do castelo em cujo antigo terreiro se encontra hoje a Igreja matriz, principal centro agregador da vida local. Ao longo deste percurso, na vertente da colina, sobre o largo principal situam-se os antigos paços do Concelho e o pelourinho quinhentista com elementos estruturais e decorativos do tipo manuelino. As fachadas desenvolvem-se com uma certa dimensão sobre a rua principal e adjacentes. As mais tradicionais são construídas em granito e xisto e as que apresentam características mais monumentais são revestidas de alvenaria e têm janelas com cantaria. Junto da antiga vila fortificada, desenvolveu-se o arrabalde ou Bairro de Devesa onde se ergue a capela do Espírito Santo com grandes contrafortes laterais e cruzeiro. Nos arredores surgiram as ermidas de Santo António e Santa Maria Madalena que ainda hoje são espaço de religiosidade e de convívio cívico.
A reforma administrativa do séc. XIX extinguiu o concelho, integrando-o no de Idanha-a-Nova. As actividades agrícolas e pastoris têm marcado a vida dessa povoação que teve um surto industrial em meados do séc. XX e que se manteve até final dos anos 60. Actualmente, as actividades tradicionais mantêm-se (apicultura, agricultura, pastorícia) e a aldeia é um notável conjunto patrimonial de ambiência vernácula. As perspectivas da criação da Área Protegida do Tejo Internacional e a introdução de actividades cinegéticas recolocam a dinâmica local em grande desenvolvimento com base no turismo cultural e ambiental. Integrada nesta área encontra-se a Herdade da Poupa. Trata-se de uma reserva totalmente vedada, destinada ao Turismo Cinegético, que ocupa uma área bastante ampla (cerca de 5000 ha) que vai desde o Rosmaninhal até ao Tejo Internacional. Atravessam a reserva diversas linhas de água. Podem ser vistos, entre outras, as seguintes espécies animais: gamos, veados, aves de rapina. Algumas destas espécies estão protegidas. A vegetação é composta por murtas, rosmaninho, oliveiras, pinheiros. Junto ao Tejo pode praticar-se a pesca.
Existem programas que incluem safaris de jipe, conduzidos por guardas da reserva, devidamente preparados para o efeito. Tem um equipamento de restauração apetrechado com bar, onde reside um casal que proporciona esse serviço. Junto ao Tejo foi aproveitada a casa do guarda para apoio a refeições (ex.: churrascos) servidas ao ar livre ou sob uma tenda , para os passeantes.

Data de atualização
29/11/2006
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,800,721