"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Centro Histórico de Paço de Arcos

Distrito: Lisboa
Concelho: Oeiras

Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Moderno
Descrição

O nome da vila está ligado à construção do Paço dos Arcos, no séc. XV, que possui uma varanda suportada por três grandes arcos que deram origem ao topónimo. A vila localizada entre a linha de combóio e a avenida marginal, foi outrora um núcleo populacional muito pequeno rodeado de quintas e hortas. Na vida desta povoação, o rio Tejo ocupava um lugar destacado, sendo a baía de Paço de Arcos adequada à instalação de um pequeno porto fluvial. Desenvolveu-se a pesca e o transporte de mercadorias e produtos hortículas. No sector industrial destacavam-se a exploração de pedreiras e os fornos de cal (associados à edificação de fortes que defendiam a linha de costa) e a fundição do ferro.
A figura do Marquês de Pombal foi determinante para o crescimento de Oeiras, e também para a vila de Paço de Arcos. Foi construída uma estrada régia que ligou Oeiras a Lisboa, acesso que era anteriormente efectuado pelo rio. Durante a época deste estadista realizaram-se diversas construções, exemplo da muralha da antiga doca, do chafariz velho, entre outras. Nos finais do séc. XIX, um novo desenvolvimento surge em Paço de Arcos com a prática de hábitos de lazer ligados a alguns estratos sociais (abastados e aristocráticos), que construíram na vila casas apalaçadas. Foram ainda edificados chalés, por burgueses ricos que procuravam o local para ganharem prestígio social, contra a vontade dos que detinham brasão.
É dessa época o casino de Paço de Arcos, que espelha uma animada vida local. A chegada do combóio desenvolveu a povoação, mas isolou o antigo núcleo, facto este que se tornou ainda mais evidente com a construção da avenida marginal.
O centro histórico de Paço de Arcos é constituído por casas de habitação de um ou dois pisos, que delimitam ruas estreitas, sendo o traçado concordante e determinado pela linha fluvial. De destacar além do Palacio dos Arcos, o Chafariz do séc. XIX, na Praça da República, e a Capela do Senhor dos Navegantes, pequeno edifício religioso, bastante antigo e reedificado no último quartel do séc. XIX, que dá lugar a uma procissão na última semana de Agosto.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
18/07/2007
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,793,574