"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Centro Histórico de Monsanto

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Descrição

Situada na encosta Norte do Cabeço de Monsanto, sobre um antigo castro pré-romano, a aldeia apresenta uma profunda relação entre elementos construídos e a estrutura natural. Forma um conjunto relativamente bem preservado, onde o granito é o material dominante e as habitações se integram organicamente na rocha. O castelo domina o local elevado que faz desta povoação uma antiga praça-forte medieval, sobre a fronteira luso-castelhana.

Conquistada aos mouros no reinado de D. Afonso Henriques, foi doada em 1165 à Ordem dos Templários com o objetivo de repovoamento. O mestre da Ordem, D. Gualdim Pais, mandou reconstruir o castelo e fez do local um centro estratégico de defesa da região. O primeiro foral foi doado pelo primeiro rei português, D. Afonso Henriques, em 1174, recebendo confirmação de monarcas posteriores. A reforma dos forais no período manuelino conferiu-lhe novos estatutos, em 1510. O carácter de sede de concelho veio a ser extinto em 1853.

A estrutura medieval do aglomerado está patente na configuração dos arruamentos que se abrem irregularmente no tecido acidentado da encosta. A rua alcantilada que conduz ao castelo é a única via de penetração na antiga fortaleza. Alguns edifícios de arquitetura civil e religiosa, embora de escala mais monumental, acabam por se integrar no conjunto de expressão vernácula. É nítida a importância das estruturas religiosas no local durante toda a Idade Média. Alguns edifícios de raiz românica, como a Capela de S. Miguel, situada dentro do perímetro da povoação, e a Capela de S. Pedro de Vir a Corça, nos arredores, denotam ainda a importância do local na estrutura dos caminhos de peregrinação da época.

Em 1938, um polémico concurso lançado pelo Estado Novo atribuiu o título de aldeia mais portuguesa a Monsanto. A vernaculidade e a ancestralidade foram então os valores acentuados pela escolha. Esta memória ancestral mantém-se viva nas tradições, nomeadamente nas lendas, festas e romarias. As festas de Santa Cruz são as mais representativas destes cultos antigos, onde o sagrado e o profano se relacionam. Realizadas anualmente a 3 de Maio, tem a sua origem mais próxima numa lenda que evoca a convivência e a conflitualidade entre as fés cristã e muçulmana.

Segundo a tradição, quando os mouros cercaram durante vários meses os cristãos de Monsanto, os sitiados resolveram ludibriar os invasores alimentando uma vitela com o pouco trigo que restava, lançando-a depois do alto dos muros como oferta irónica aos inimigos. Estes quando viram que o animal tinha vestígios de trigo nas entranhas, resolveram retirar o cerco, crendo que os sitiados possuíam reservas alimentares e não se renderiam pela força já que o local era inexpugnável. O ritual da festa parece sugerir raízes mais antigas, remontando a cultos pré e proto-históricos. Durante a festa, o povo dirige-se ao Castelo, em cânticos ao som dos adufes, e as mulheres levam à cabeça potes de flores que lançam das muralhas. No final do dia, as donzelas regressam a casa trazendo as marafonas, bonecas confecionadas localmente que deitam sobre a cama para ficarem protegidas dos espíritos do mal e das trovoadas.

A história local preserva a memória de figuras notáveis como o escritor Fernando Namora que aqui viveu e praticou medicina. A sua casa é um património evocativo e referencial. No âmbito das iniciativas de dinamização da vida local está previsto um Centro de Interpretação e um Centro Cultural ligado a artistas.

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
10/12/2014
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,719,585