Centros Históricos
Centro Histórico de Leiria
A cidade de Leiria está situada numa zona fértil entre o rio Lis e o rio Lena. A sua origem remonta a 1135 e assenta na edificação de uma fortaleza construída por D. Afonso Henriques. D. Sancho I concedeu-lhe foral e a povoação cresceu em torno do castelo, tendo em 1510 D. Manuel I renovado o foral. D. João III usou a sua influência para a elevação de Leiria a Bispado, conseguindo-o em 1545. Leiria torna-se então Cidade. O núcleo urbano manteve-se na zona baixa, tendo a zona alta do Castelo e da "Cerca" entrado em acentuada decadência.
Leiria é cidade-berço de gente ilustre. Lá nasceram os poetas Rodrigues Lobo e Afonso Lopes Vieira,os historiadores José Matoso e José Hermano Saraiva. Lá viveu Eça de Queiroz. Situada numa zona de charneira entre as Beiras e a Região de Lisboa, a cidade de Leiria conserva hoje os testemunhos do seu passado e é ainda o centro de uma importante região agrícola de Portugal. Destaca-se pela vitalidade da sua industria tendo-se transformado numa cidade moderna em grande expansão.
É servida por vários eixos viários fundamentais do território nacional, incluindo a auto-estrada n.º 1, que liga Lisboa ao Porto , e por uma linha férrea que a liga à capital e aos distritos envolventes.