"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Centro Histórico de Idanha-a-Velha

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Largo do Pelourinho em Idanha-A-velha
Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Romana, Medieval
Descrição

No interior do país e na zona raiana, é um conjunto patrimonial notável com testemunhos de várias épocas e destaque para o período da romanização. Ao longo dos tempos foi acumulando as memórias que fazem parte da sua história:

O MUNICÍPIO ROMANO
Localizado numa zona de povoamento antigo de raiz pré e proto histórica, como testemunham os achados arqueológicos dispersos, a povoação formou-se no período da romanização, a partir do séc. I a.C.

ler mais...

A DIOCESE SUEVO-VISIGÓTICA
No séc. V, com a ocupação bárbara, a Egitânia manteve a sua importância. No reino suevo, durante o reinado de Teodomiro (559-570), foi diocese. Desta fase data o início da catedral com o baptistério sobre estruturas paleocristãs do final da romanização. Em 585 integrou-se no domínio visigótico e esteve representada nos concílios de Toledo e Mérida. Durante a Alta Idade Média foram aqui cunhadas moedas, o que revela a importância económica e administrativa da povoação.

A VILA MEDIEVAL
No período muçulmano (sécs. VIII a XII), a povoação foi destruída, em 715, durante as lutas entre cristãos e muçulmanos. Iniciou-se, a partir de então, uma recessão populacional e uma redução do aglomerado que se abrigou num círculo de muralhas com perímetro mais reduzido. Muitos habitantes dispersaram-se nos campos e as funções de centralidade administrativa e religiosa foram desaparecendo.

ler mais...

A ALDEIA HISTÓRICA E O SÍTIO ARQUEOLÓGICO
Com apenas 70 moradores registados na segunda metade do séc. XVIII e a reforçada centralidade da sede municipal de Idanha-a-Nova, o antigo município chegou até aos nossos dias, não só com os sinais da sua importância histórica, mas também com fragilidades de decadência que a ausência de uma centralidade regional cedo lhe introduzira. O recenseamento populacional de 1881 registava 121 habitantes que se reduziram para 90 em 1991. Com uma área construída de 1790 hectares e formada por 89 edifícios, a povoação de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, foi em 1995 integrada no Programa das Aldeias Históricas de Portugal.

O valor patrimonial é um dos aspectos mais importantes, com destaque para o sítio arqueológico e o aglomerado tradicional de perfil medieval, onde se sobrepõem testemunhos de diversas épocas históricas, que se fizeram sentir necessariamente na malha urbana de Idanha-a-Velha.

 ler mais...

Núcleos mais importantes
Contactar Posto de Turismo em Idanha-a-Velha, Rua da Sé | tel. 277 914 280 | das 10h00 às 18h00 (todos os dias inclusive Sábados, Domingos e Feriados). www.cm-idanhanova.pt
Programas e Projetos
Foi integrada em 1995 no Programa das Aldeias Históricas de Portugal.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

ALMEIDA, D. Fernando de, Egitânia : História e Arqueologia, Lisboa, Faculdade de Letras de Lisboa, 1956.

Idem, Ruínas de Idanha-a-Velha - Civitas Igaeditanorum, [s.l.], [s.d.].

IDANHA-A-VELHA, [Lisboa] Edição da Comissão para as Comemorações de 10 de Junho, 1988.

Data de atualização
18/08/2010
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,422,247