"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Centro Histórico de Idanha-a-Velha

Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-A-Nova

Largo do Pelourinho em Idanha-A-velha
Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Romana, Medieval
Descrição

No interior do país e na zona raiana, é um conjunto patrimonial notável com testemunhos de várias épocas e destaque para o período da romanização. Ao longo dos tempos foi acumulando as memórias que fazem parte da sua história:

O MUNICÍPIO ROMANO
Localizado numa zona de povoamento antigo de raiz pré e proto histórica, como testemunham os achados arqueológicos dispersos, a povoação formou-se no período da romanização, a partir do séc. I a.C.

ler mais...

A DIOCESE SUEVO-VISIGÓTICA
No séc. V, com a ocupação bárbara, a Egitânia manteve a sua importância. No reino suevo, durante o reinado de Teodomiro (559-570), foi diocese. Desta fase data o início da catedral com o baptistério sobre estruturas paleocristãs do final da romanização. Em 585 integrou-se no domínio visigótico e esteve representada nos concílios de Toledo e Mérida. Durante a Alta Idade Média foram aqui cunhadas moedas, o que revela a importância económica e administrativa da povoação.

A VILA MEDIEVAL
No período muçulmano (sécs. VIII a XII), a povoação foi destruída, em 715, durante as lutas entre cristãos e muçulmanos. Iniciou-se, a partir de então, uma recessão populacional e uma redução do aglomerado que se abrigou num círculo de muralhas com perímetro mais reduzido. Muitos habitantes dispersaram-se nos campos e as funções de centralidade administrativa e religiosa foram desaparecendo.

ler mais...

A ALDEIA HISTÓRICA E O SÍTIO ARQUEOLÓGICO
Com apenas 70 moradores registados na segunda metade do séc. XVIII e a reforçada centralidade da sede municipal de Idanha-a-Nova, o antigo município chegou até aos nossos dias, não só com os sinais da sua importância histórica, mas também com fragilidades de decadência que a ausência de uma centralidade regional cedo lhe introduzira. O recenseamento populacional de 1881 registava 121 habitantes que se reduziram para 90 em 1991. Com uma área construída de 1790 hectares e formada por 89 edifícios, a povoação de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, foi em 1995 integrada no Programa das Aldeias Históricas de Portugal.

O valor patrimonial é um dos aspectos mais importantes, com destaque para o sítio arqueológico e o aglomerado tradicional de perfil medieval, onde se sobrepõem testemunhos de diversas épocas históricas, que se fizeram sentir necessariamente na malha urbana de Idanha-a-Velha.

 ler mais...

Núcleos mais importantes
Contactar Posto de Turismo em Idanha-a-Velha, Rua da Sé | tel. 277 914 280 | das 10h00 às 18h00 (todos os dias inclusive Sábados, Domingos e Feriados). www.cm-idanhanova.pt
Programas e Projetos
Foi integrada em 1995 no Programa das Aldeias Históricas de Portugal.
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia

ALMEIDA, D. Fernando de, Egitânia : História e Arqueologia, Lisboa, Faculdade de Letras de Lisboa, 1956.

Idem, Ruínas de Idanha-a-Velha - Civitas Igaeditanorum, [s.l.], [s.d.].

IDANHA-A-VELHA, [Lisboa] Edição da Comissão para as Comemorações de 10 de Junho, 1988.

Data de atualização
18/08/2010
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,727,014