Centros Históricos
Centro Histórico de Braga
Centro natural de uma região populosa, Braga situa-se num local de fronteira entre as serras interiores e os vales e planícies férteis do Minho. Fundada pelos Romanos como Braccara Augusta no primeiro século antes de Cristo, depressa se tornou um importante centro comercial e industrial.
Capital Sueva e centro cristão durante a ocupação visigótica, seria conquistada e arrasada pelos árabes em 711. Reconstruída no séc. XI, tornou-se um autêntico feudo de arcebispos, os Senhores de Braga, que só perderam a sua importância no séc. XVIII. Contudo, os séculos de supremacia da Igreja influenciaram, de forma marcante, as mentalidades, a sociedade e a própria actividade comercial e mercantil.
As indústrias, na sua maioria, são viradas para as necessidades da Igreja, santeiros, entalhadores, sineiros, construtores de órgãos, ceras e paramentos. O séc. XX trouxe a Braga a necessidade de se modernizar aparecendo novas indústrias e um comércio moderno . A criação do Polo Universitário do Minho e do Parque Industrial de Celeiros são disso testemunho.
No centro histórico, concentram-se as grandes construções religiosas, a par com a riqueza e a tradição da arquitectura, cheia de granito e azulejos. A cidade tem crescido urbanísticamente nas últimas décadas de forma a não perder os valores patrimoniais de outras épocas.