Centros Históricos
Arganil
De acordo com a tradição, Arganil foi uma cidade romana denominada Argos e apesar de não existirem vestígios arquitectónicos da sua origem, objectos como moedas de ouro e prata, lucernas, pesos e mós de indústria romana provam a sua ancestralidade. Pode ver-se alguma concentração destes achados na Estação Arqueológica da Lomba do Canho, em Secarias. Há, no entanto, suposições a indicar que a primitiva povoação estava localizada no sítio de S. Pedro, onde foram descobertos restos de paredes juntamente com restos cerâmicos.
O seu primeiro foral data de 1114, tendo Arganil sido doado por D. Teresa, mulher de D. Henrique, à Sé de Coimbra. A vila viu renovado o seu foral por D. Manuel em 1514, e conserva, na Câmara Municipal uma interessante colecção de pesos que se supõe oferecida por este monarca. Como curiosidade pode-se referir que, em 1219, era senhor da vila Afonso Pires de Arganil, o fidalgo que trouxe para S. Pedro de Coimbra as cabeças dos 5 mártires de Marrocos.
Em termos de património construído merece especial destaque a Capela de S. Pedro, considerada por alguns uma verdadeira jóia do gótico provincial e classificada como Monumento Nacional, destinava-se a servir de panteão aos senhores de Arganil. É uma construção do período de transição do românico para o gótico do final do séc. XIII, onde, sobre a porta principal ainda se vê o brazão com as armas portuguesas. O seu interior é de três naves iguais e possui uma imagem quinhentista de S. Pedro. Também dignos de menção são a Igreja Matriz, dedicada a S. Gens e construída provavelmente no séc. XIV, a Igreja da Misericórdia, edificada no séc. XVII e o pelourinho de Arganil.
As festas religiosas e profanas neste município são um dos principais factores de dedicação e deslocação das populações. Os santos venerados são muitos e espalhados pelas dezenas de igrejas e capelas das 18 freguesias do concelho, no entanto existe especial carinho pela padroeira de Arganil, Nossa Senhora da Assunção cujo santuário se situa no cabeço do Mont'Alto. A propósito da festa da Nossa Senhora do Mont'Alto, a que acorrem milhares de pessoas de todo o país, realiza-se no dia 15 de Agosto uma feira bastante importante para a dinamização turística de Arganil.