"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Alvarenga

Distrito: Aveiro
Concelho: Arouca

Tipo de Património
Centros Históricos
Descrição

Alvarenga foi sede de um concelho que abrangia a área das actuais freguesias de Alvarenga, Canelas e Janarde. O concelho foi extinto em 1836 e anexado ao de Arouca. A sua sede era em Trancoso, local onde em 1520 se construiu a casa da câmara e a cadeia, da qual ainda restavam as paredes no final do séc. XIX. Em frente encontra-se o pelourinho datado de 1590 (classificado de Imóvel de interesse público). A estirpe "Alvarenga" vem do filho de Egas Moniz, Afonso, companheiro de D. Afonso Henriques, o qual, possivelmente para se diferenciarem, passou a chamar-se Moço Viegas, Senhor de várias honras, entre as quais a de Alvarenga. A denominada "Quinta do Paço" teve um palácio, capela e torre e foi o solar dos "Alvarengas".

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
17/07/2007
Agenda
Exposições

Raw [e]motions

CNAP - Clube Nacional de Artes Plásticas 6 Jul a 31 Jul 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,812,939