Centros Históricos
Almendra
Almendra é freguesia do concelho de Vila Nova de Foz Côa e fica localizada entre os rios Côa e Douro. O topónimo, deriva do vocábulo hispano-árabe «almendra» (amêndoa) que exprimia o facto de ali se encontrarem grande número de amendoeiras, o que ainda hoje se verifica.
Foi tornada definitivamente terra portuguesa a partir de 1297, com o Tratado de Alcanices, durante o reinado de D. Dinis. O primeiro foral dado por D. Sancho I, instituiu a vila e o concelho em 1202 e, foi posteriormente, renovado pelo rei D. Manuel I em 1510.
Entre o seu património construído destacam-se: a igreja matriz do tipo das igrejas fortaleza da Idade Média; o pelourinho, do séc. XVI, de tipo "gaiola", testemunho dos antigos privilégios; e diversas construções eruditas dos séculos XVIII e XIX, como a Casa de Almendra, que foi pertença do Visconde do Banho, edificação setecentista barroca, de dois pisos, e que se encontra inacabada, e a Casa do Conde de Almendra que pertenceu a José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda, nobilitado pelo rei D. Carlos.