Centros Históricos
Alfaiates
Situada a 12 km para Este do Sabugal, a vila de Alfaiates ergue-se sobre um elevado outeiro, que segundo documentos históricos terá sido povoado romano e godo, após o que D. Afonso X de Leão o conquistou aos mouros, e o denominou Castillo de Luna. A sua toponímia deriva do termo árabe "Alchaeata", nome usado para a vila até aos primórdios da nacionalidade. D. Dinis reconstruiu o castelo e devolveu-lhe o nome árabe em 1297. O castelo sofreria ainda alterações no reinado de D. Manuel I, que colocou as suas armas na porta de entrada.
Da encosta íngreme onde se situa a antiga cidadela, destacam-se actualmente a torre de menagem e os dois torreões que formam os ângulos da cerca de muralhas agora em ruínas. A vila apresenta um conjunto de ruas sinuosas, ladeadas por casas antigas onde o negro do granito contrasta com a brancura da cal. A estrutura dos arruamentos apresenta raizes medievais com a sua "Rua Direita", que ordena e hierarquiza todo o conjunto do traçado e das suas construções.
Tendo sido incluída no dote da rainha Santa Isabel, a vila de Alfaiates veio a fazer história uma vez mais em 1811, quando foi palco de uma batalha contra as tropas napoleónicas.