"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Centros Históricos

Vilar Maior

Distrito: Guarda
Concelho: Sabugal

Tipo de Património
Centros Históricos
Época(s) Dominante(s)
Medieval, Moderna
Descrição

Antigo núcleo defensivo da fronteira, concelho instituído por D. Manuel I, guardando esse estatuto até 1855, é hoje uma aldeia tradicional da zona raiana.
Conquistada aos mouros em 1139 pelo rei de Leão, passou para o território português no reinado de D. Dinis em 1296, ano em que obteve foral de vila. Possui vestígios do castelo medieval, o pelourinho manuelino, a Igreja românica de Santa Maria do Castelo, a Igreja Matriz, algumas habitações solarengas que pertenceram à nobreza regional e a ponte velha sobre o rio Cesarão.
Notáveis são também as lendas e tradições expressas nas cantorias e histórias populares, que evocam memórias de lutas antigas que a tradição oral foi mantendo.

Núcleos mais importantes

Núcleo Histórico Antigo
Conjunto construído de fisionimia tradicional onde se destacam alguns edifícios de carácter erudito, ao longo de ruas estreitas.

Igreja Matriz de Vilar Maior
Edifício de raíz medieval reconstruído no século XVII, apresenta uma fachada simples com portal encimado por nicho e óculo. Uma grande torre quadrangular de fisionomia medieval, liga-se à fachada. Afigura-se uma construção militar apropriada para o uso religioso, quando da construção do templo.
Este conjunto edificado está classificado como Valor Concelhio (Decreto nº 28/82 de 26-2).

Igreja Românica de Santa Maria do Castelo
Antiga Igreja Matriz, de raiz românica, foi construída em granito tradicional beirão e conserva ainda o arco de volta perfeito e a cachorrada lateral.

Pelourinho
Construído com o foral manuelino sobre base de cinco degraus, tem fuste segmentado por um anel, sendo a parte inferior octogonal e a parte superior quadrilobada, decorada com um friso. Tem capitel em forma de pinha do tipo "gaiola".
Está classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto nº 23122 de 11-10-1933).

Casa dos Rebochos
Edifício solarengo de características regionais, foi residência dos Condes de Tavarede.

Edifício da Junta de Freguesia
Construção tradicional de características vernáculas que apresenta uma tipologia específica da arquitectura doméstica regional.

Ponte sobre o rio Cesarão
Ponte com arcaria em estrutura de tipo medieval, e aparelho rústico.

Programas e Projetos

Junta de freguesia: http://www.vilarmaior.sabugal.pt/ 

Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Data de atualização
12/08/2014
Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,562,234