"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património Material

Igreja Paroquial de Santa Maria da Madalena

País: Portugal
Distrito: Santarém
Concelho: Rio Maior

© Enric Vives-Rubio / Centro Nacional de Cultura © Enric Vives-Rubio / Centro Nacional de Cultura
Tipo de Património
Património Material
Classificação
Imóvel de Interesse Público
Proteção Jurídica
Decreto N.º 41191 de 18-7-1957
Uso atual
Local de culto
Proprietário/Instituições responsáveis
Diocese de Santarém
Descrição

A Igreja Paroquial de Santa Maria da Madalena é um templo cristão construído a partir da refuncionalização de um monumento megalítico de caráter funerário. A fachada da igreja apresenta um alpendre a anteceder a porta principal, janelão e um nicho com imagem quatrocentista. O templo de uma nave apresenta as paredes decoradas com um silhar de azulejos de tipo padrão; o arco da capela, a entrada para a Anta, são forrados com azulejos de padronagem; e sobre a entrada encontra-se um painel de azulejos, representando a Crucificação e a legenda: S. Mª da M. São elementos escultórios do Renascimento, a pia batismal e a pia de água benta.

A Anta-capela é uma construção típica do Neolítico, constituído por uma câmara poligonal e sete esteios, um corredor com dois esteios in situ cobertos parcialmente pelas coberturas originais. Está integrado numa das capelas laterais da atual Igreja Paroquial de Alcobertas.

Morada
Av. da Igreja, 24
2040-015 Alcobertas
Fonte de informação
CNC / Patrimatic
Bibliografia
LOPES, Flávio (coord.), Património Classificado - Arquitectónico e Arqueológico - inventário, vol. III, Lisboa, IPPAR, 1993.
Data de atualização
19/09/2024
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,360,783