Política de Cooperação

Relatório – Conflitos Violentos e Prioridades da Cooperação em África, por Patrícia Magalhães Ferreira, Sérgio Guimarães e Rodrigo Bastos Silva

Neste relatório, resultado da Conferência Conflitos Violentos e Prioridades da Cooperação em África, são analisados os desafios ao relacionamento euro-africano colocados pela reorganização das relações internacionais, um dos quais tem que ver com as situações de instabilidade e insegurança em várias partes de África, que ameaçam estratégias e programas de desenvolvimento, bem como as atuais prioridades de cooperação em países e regiões em conflito. Qual viabilidade de cooperação em condições de insegurança, instabilidade e violência, especialmente em condições de fragilidade e ineficácia do Estado democrático? Qual a viabilidade dos modelos vigentes de cooperação nestas condições? Não deveria existir uma maior coordenação que permitisse uma priorização da cooperação internacional no sentido de existir uma ligação entre as questões económicas, sociais e de segurança? Que lições a tirar da intervenção das Nações Unidas, da SADC, da Ecomog e de países vizinhos? Será adequado o tipo de iniciativas tomadas pelo Reino Unido, França e Estados Unidos? Qual o papel das grandes potências e de interesses internacionais nos conflitos? Estas são algumas das questões analisadas neste texto.

Descarregar artigo
Data
1999-11-26
OBS
FERREIRA, Patrícia Magalhães; GUIMARÃES, Sérgio; SILVA, Rodrigo Bastos - Relatório - Conflitos Violentos e Prioridades da Cooperação em África. Conferência Internacional Resolução de Conflitos, Desenvolvimento & Cooperação Prioridades das relações Europa-África. Lisboa: IEEI (1999) 1-55. págs.
Dimensão do suporte
56 págs.
Idioma
Português