Adesão à Europa e Política Europeia

Impacto Ambiental e Económico das Energias Renováveis: o Caso da Região Ultraperiférica dos Açores, por José Manuel Rosa Nunes

O arquipélago dos Açores, situado geograficamente na zona central do Atlântico Norte, foi considerado uma das regiões ultraperiféricas Europeias, aquando da assinatura do Tratado de Maastricht, em 1992. Neste contexto de região insular arquipelágica e ultraperiférica a dependência dos Açores, no que concerne o ponto de vista energético é sem dúvida uma preocupação enquanto fator condicionante do seu desenvolvimento económico e social sustentado. Considerando não só a necessidade de diminuir o muito elevado grau de dependência energética e simultaneamente, embora como região integrante do todo nacional português, contribuir para os objetivos considerados no Protocolo de Quioto, foram iniciados diversos programas regionais tendo em vista o aumento do contributo das energias renováveis na produção. O presente texto reflete sobre a possibilidade de as energias renováveis serem a solução para a dependência energética açoriana e consequente desenvolvimento sustentado.

Descarregar artigo
Data
2007-06-25
OBS
NUNES, José Manuel Rosa - "Impacto Ambiental e Económico das Energias Renováveis: o Caso da Região Ultraperiférica dos Açores". II Congresso Nacional Portugal e o Futuro da Europa. Lisboa: IEEI. 2007. págs.
Dimensão do suporte
2 págs.
Idioma
Português