Política Mediterrânea

Double échec économique du passé, espoirs pour l’avenir (Duplo fracasso económico do passado, esperanças para o futuro), por Alejandro V. Lorca

Num documento apresentado aos seus colegas em Bruxelas pelo Ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Fernándes Ordoñez, este descreve a situação no Magrebe como uma bomba relógio que pode ser desativada pela CE. De todas as fronteiras da Europa, a fronteira sul tornou-se a mais vulnerável, de acordo com o relatório. O documento apresenta um conceito de conflito a que poderíamos chamar integrado. Já não se trata simplesmente de ameaças militares, mas das que se fazem sentir no campo da economia e do comportamento social. Este conflito não é novo, mas o confronto Leste-Oeste tinha-o ocultado. Neste documento são analisados os aspetos económicos que geram esta ameaça no Mediterrâneo Ocidental, uma ameaça que é problemática para a fronteira sul da CE e, de facto, como Ordonñez bem afirma, a sua fronteira mais vulnerável. Analisa-se também a dinâmica do processo de agravamento e os esforços que estão a ser feitos para o refrear.

Descarregar artigo
Data
1993-12-31
OBS
LORCA, Alejandro V. - Double échec économique du passé, espoirs pour l’avenir. Européennes et Maghrébins: Une Solidarité Obligé. Paris: Éditions KARTHALA, 1993, pp. 137-161. págs.
Dimensão do suporte
25 págs.
Idioma
Francês