Prémio Instituto da Defesa Nacional – Professora Maria Carrilho

Submissão de trabalhos até 15 de junho de 2023

Passado um ano sobre o seu falecimento, ocorrido em 6 de fevereiro de 2022, o IDN homenageia a vida e obra da Professora Maria Carrilho. Através do despacho nº2166/2023, de 15 de fevereiro constante no Diário da República nº33/3023, Série II de 2023-02-15, o «Prémio Instituto da Defesa Nacional – Professora Maria Carrilho» é instituído pela Ministra da Defesa Nacional, através do Instituto da Defesa Nacional (IDN), com o propósito de homenagear a vida e obra da Professora Maria Carrilho. O seu contributo foi pioneiro no estudo e investigação das relações do mundo militar com a sociedade civil e o papel das Forças Armadas na mudança política em Portugal, o que muito contribuiu para que, nos dias de hoje, estas temáticas sejam abordadas de uma forma mais científica, quer no domínio teórico, quer no domínio aplicado, numa perspetiva de defesa nacional, possibilitando uma melhor definição de uma consciência coletiva sobre defesa.

O Prémio destina-se a galardoar trabalhos científicos relativos às temáticas relacionadas com o domínio da segurança e defesa, nas áreas disciplinares constantes no regulamento​.

Para o ano de 2023, e por despacho exarado por S. Exa. a Ministra da Defesa Nacional, datado de 9 de março de 2023, o valor pecuniário atribuído é fixado em três mil Euros (3.000€).

Qualquer entidade individual pode apresentar, a partir de agora e até às 24h00 do dia 15 de junho (data de receção), uma proposta para apreciação do júri. O vencedor é anunciado às 12h00 do dia 30 de outubro.

Aceda aqui​ para consultar o regulamento e outras informações acerca deste prémio.

As candidaturas deverão ser enviadas via correio eletrónico para idn.gabinetediretor@defesa.pt, anexando o trabalho a concurso e a ficha de candidato.

Por forma a garantir a boa receção dos trabalhos a concurso, os serviços dos IDN notificarão os candidatos da mesma, após entrada na respetiva caixa de correio eletrónico.