Realizou-se no passado dia 27 de novembro, no Centro Nacional de Cultura, a primeira conferência organizada no âmbito do protocolo de colaboração com o Ministério da Defesa Nacional, subordinada ao tema “A Política de Defesa Portuguesa: Lições da Bósnia e da Guerra da Ucrânia”.
Este ciclo de conferências tem como ponto de referência a recuperação do espólio documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) e procura promover o debate acerca dos grandes temas que marcam a segurança internacional. A primeira sessão contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e foi moderada por Álvaro Vasconcelos, antigo Diretor do IEEI.
Conferência no formato de diálogo participativo, contou com uma plateia composta, maioritariamente, por estudantes universitários que puderam, de forma informal, questionar a Ministra da Defesa acerca do processo de europeização da política de defesa portuguesa, iniciada com as operações de manutenção da paz na Bósnia-Herzegovina.
Partindo do passado para pensar o futuro, olhou-se, em particular, para as implicações do regresso da guerra à Europa e para o papel de Portugal no debate sobre a defesa europeia, num contexto marcado também pelo surgimento de novas ameaças de caráter híbrido. O modelo participativo permitiu explorar os conhecimentos e interesses dos participantes comprometidos com a necessidade de (re)pensar as relações internacionais e a política de defesa nacional.
Mariana Galvão / CNC, 29 de novembro de 2023
Veja ou reveja aqui…