A democracia regressou a Portugal a 25 de Abril de 1974. Este regresso foi o resultado de um longo processo de luta , em Portugal e nas colónias. Queremos, com estes debates , sublinhar para além da luta armada, o esforço de resistência cultural, guiado por ideais como a democracia e a liberdade.
Quase 50 anos depois, qual é a pertiência desses ideais , que dimensões assumem agora?
No 2º debate do ciclo DE ABRIL A ABRIL, iremos debater especificamente os ideais da Hospitalidade e Igualdade de Género e serão apresentados os resultados das assembleias de cidadãos sobre os respetivos temas. As assembleias de cidadãos reúnem cidadãos, ONGs e outras entidades públicas e privadas que se ocupam dos temas em questão. No final destas assembleias é redigido um documento com as conclusões e propostas dos participantes, que será divulgado nas conferências de cada dia.
Na segunda-feira, dia 19 de junho, Guilherme D’Oliveira Martins, Teresa de Sousa, Sónia Pereira e o relator do grupo de trabalho da Assembleia Cidadã sobre a Hospitalidade irão abordar a questão da hospitalidade na receção de migrantes e refugiados, num debate com moderação de Álvaro de Vasconcelos, a terminar com uma performance da artista Isabella Crua.
Guilherme d’Oliveira Martins – Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Preside ao Grande Conselho / Conselho das Artes do Centro Nacional de Cultura; Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Presidente do Centro Nacional de Cultura (2002 – 2016).
Teresa de Sousa – Redactora principal da secção Mundo do jornal Público. Fez parte da equipa fundadora do jornal. Cobriu a queda do Muro de Berlim, a reunificação da Alemanha e a Rússia de Gorbatchov.
Sónia Pereira – Alta-Comissária para as Migrações. Investigadora na área das migrações e políticas migratórias. Coordenadora do Projeto de Assistência ao Governo de Portugal na Reinstalação de Refugiados, na Agência das Nações Unidas para as Migrações.
Álvaro de Vasconcelos -Fundador do Fórum Demos. Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia/EUISS (2007-2012) e do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) de Lisboa, desde a sua fundação, em 1980, até 2007.
Isabella Crua – Multi-artista brasileira e portuguesa. Utiliza todas as vertentes da arte para a sua manifestação artística, estando em constante processo de mudança, desenvolvimento e aprendizagem.
Na terça-feira, dia 20 de junho, Paula Pinto, Kitty Furtado, Manuela Melo e o relator do grupo de trabalho da Assembleia Cidadã sobre a Igualdade de Género irão abordar a luta pela igualdade de género.
Paula Pinto – Investigadora e curadora independente. Doutorada em Estudos Visuais e Culturais, Universidade de Rochester, Nova Iorque. Dedica-se a actividades e colaborações sobre artes plásticas e a performance-arte enquanto intervenção pública.
Kitty Furtado – Investigadora do CECS (U. Minho), onde coordena a linha de investigação “Ativismos Migrantes” do projeto MigraMediaActs. Fez a curadoria de mostras de cinema (pós)colonial e promove a discussão pública em torno da Memória, do Racismo e das Reparações.
Manuela Melo – Antiga jornalista da RTP. Ex-vereadora da Cultura e Turismo da Câmara do Porto. Ex-deputada à Assembleia da República. Ex-Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista
Este evento tem organização do Fórum Demos e da Reitoria da Universidade do Porto, e conta com o apoio do Centro Nacional de Cultura e da Cooperativa Árvore.
A entrada é livre, mas é necessário inscrição prévia, através do formulário aqui.