É hoje consensual que a invasão da Ucrânia pela Rússia veio alterar radicalmente as condições em que, no pós-Guerra Fria, se desenvolveu a integração europeia.
Neste cenário de guerra a União tem apoiado militarmente a Ucrânia e vários Estados membros anunciaram um aumento significativo das suas despesas militares. A Alemanha vai transformar-se numa potência militar de primeiro plano. A França propôs um incremento significativo das despesas da União no domínio militar para ser capaz de ter um papel decisivo na segurança europeia.
Como garantir que o rearmamento alemão não põe em causa o equilíbrio europeu? Que grandes opções estratégicas para a política de defesa da União Europeia? Como garantir a segurança da Ucrânia? Que relações com os Estados Unidos nas novas circunstâncias? Que relações com a Rússia, com Putin no poder?
Estas serão algumas das questões do debate moderado por Teresa de Sousa, com a participação de Ana Gomes, Álvaro Vasconcelos e Guilherme d’Oliveira Martins.
Entrada livre, condicionada à lotação da sala.
Uso de máscara obrigatório.
CENTRO NACIONAL DE CULTURA – GALERIA FERNANDO PESSOA
Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa
(porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)
Mapa de localização | GPS: 38.709292,-9.14199
Debate integrado no projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), disponibilizado no portal e-Cultura do Centro Nacional de Cultura e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.
É coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, e conta com o apoio do Ministério da Defesa Nacional.