Será que as migrações devem ser entendidas como uma questão de segurança interna ou como uma questão de direitos humanos?
Tem grassado a ideia de que existe uma relação entre a imigração e a insegurança. Mas é sabido, por exemplo, que desde 2014, a criminalidade é menor, apesar de a presença de pessoas migrantes ser crescente.
De que modo as correntes xenófobas se alimentam de ideias como esta?
Qual o impacto sobre a democracia?
Este facto e outros vão ser o centro desta conferência que conta com a Ex-Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, e com o antigo Diretor do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, Álvaro Vasconcelos.
Painel
As Migrações e a Segurança: perspetiva a partir da experiência do IEEI
Álvaro Vasconcelos
Imigração e Criminalidade: dos mitos aos factos
Catarina Reis Oliveira
Moderação: Evanthia Balla
23 de outubro, às 15h00, online (via zoom) » entrar na sessão
Álvaro Vasconcelos
Fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI), do qual é, desde a fundação (1981), diretor do conselho gestor e diretor geral. Atuou como conselheiro especial de Defesa e Relações Internas para o governo português e tem numerosas publicações sobre política internacional e europeia. É autor e coeditor de diversos livros e artigos, notoriamente nas áreas de política de segurança e ordem mundial. Fundador da associação Forum Demos.
Catarina Reis Oliveira
Catarina é socióloga, tem mestrado em Estatística e Gestão de Informação, e doutoramento em Sociologia. É Professora Auxiliar no ISCSP-ULisboa e investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Assumiu a direção do Observatório das Migrações (OM) entre 2005 e 2024, e foi assessora de três Altos-comissários do ACIME (2005-2007), do ACIDI (2007-2014) e ACM (2014-2015). Os seus principais interesses de investigação são as migrações internacionais, a integração de imigrantes, e a monitorização estatística das migrações, sendo a autora dos Relatórios Estatísticos Anuais de Indicadores de Integração de Imigrantes desde 2014. Em 2000 recebeu o prémio de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian na área científica Multiculturalismo e etnicidade na sociedade contemporânea e em 2022 foi distinguida na 6.ª Edição do Prémio António Dornelas, o único trabalho na área das migrações entre os premiados.
Evanthia Balla
Evanthia Balla é Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Política Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica e Mestre em Estudos Europeus pela Universidade de Reading, Reino Unido. Licenciada em Ciência Política e Administração Pública pela Universidade de Atenas, Grécia. Atualmente, é Professora Associada na Universidade de Évora. É investigadora no Centro de Investigação em Ciência Política e Council for International Relations-Greece (CFIR-GR). Os seus interesses de investigação são: integração europeia, governança europeia e segurança europeia.
Organização
Colaboração
Apoio