"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Artistas Unidos regressam ao TNSJ com "A Noite da Iguana"

Espetáculo fecha, por parte da companhia dirigida por Jorge Silva Melo, um ciclo de quatro peças dedicadas a Tennessee Williams. 

9 Fev a 26 Fev 2017

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto


A Noite da Iguana, de Tennessee Williams, estreou-se na Broadway em 1961, e foi considerado o último sucesso de crítica e bilheteira do dramaturgo norte-americano – com Margaret Leighton e Bette Davis nos papéis principais –, uma espécie de “canto de cisne” de uma carreira que a partir daquele ponto seria marcada pela incompreensão. Os Artistas Unidos e Jorge Silva Melo fecham, com este texto, o ciclo de quatro espetáculos – três dos quais foram coproduzidos pelo Teatro Nacional São João (TNSJ) –  dedicados ao universo de Tennessee Williams. A peça estará em cena no TNSJ, de 9 a 26 de fevereiro.

Tennessee Williams acabaria por caracterizar A Noite da Iguana como “um poema dramático mais que uma peça (e por isso) condenado a pertencer a formas de expressão metafóricas”. É assumido que o autor revela mais dele próprio nesta peça do que em qualquer trabalho anterior, com o acréscimo de, ao contrário da maioria das obras, o espetáculo terminar com uma nota positiva e esperançosa, como se fosse possível chegar inteiro ao fim de uma viagem “que as pessoas assombradas e deprimidas se veem forçadas a fazer pelo lado obscuro da sua natureza”.

A inspiração partiu de uma viagem de Williams ao México no Verão de 1940, após o fim de um caso amoroso. A queda de Paris era iminente e Londres era bombardeada. Nazis habitavam o quarto ao lado do dramaturgo e esta contextualização acaba também por ser referenciada no espetáculo, com o aparecimento de alguns alemães felicíssimos, de toalha de praia e calções de banho.

Em A Noite da Iguana, encontramos uma modesta pensão junto ao mar, na costa do Pacífico. Um ex-pastor, Shannon (Nuno Lopes) no limiar de um colapso nervoso, que assume a função de guia às mulheres Baptistas e vive com a dúvida religiosa, o seu "fantasma" (o espectro da doença mental), o seu alcoolismo e o seu insistente desejo sexual por raparigas menores de idade. Uma viúva, Maxine (Maria João Luís), é quem se ocupa do hotel.  E surge uma pintora amadora Hannah (Joana Bárcia) que tenta vender os seus quadros, enquanto passeia o seu avô moribundo Nonno (Américo Silva) de hotel em hotel, sem dinheiro. E uma iguana presa grande parte do tempo e que se vai soltar naquela noite: um gesto de humanidade/liberdade do protagonista?

A Noite da Iguana resulta de uma coprodução dos Artistas Unidos, São Luiz Teatro Municipal e TNSJ. O espetáculo pode ser visto de quarta-feira a domingo: quarta-feira, às 19h00; de quinta-feira a sábado, às 21h00; e aos domingos, às 16h00. Os preços variam entre os 7,50 euros e os 16 euros. A sessão de dia 19 de fevereiro contempla tradução em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição, reforçando a aposta do TNSJ de tornar os espetáculos passíveis de serem acompanhados por todos os públicos.

Tennessee Williams também para os mais novos

Aproveitando a temporada de A Noite da Iguana, o TNSJ propõe uma oficina criativa dirigida aos mais jovens. Enquanto os pais assistem ao espetáculo, os mais pequenos são convidados a descobrir o universo de Tennessee Williams com atividades lúdicas e pedagógicas, em que se exploram as possibilidades expressivas das crianças, estimulando a sua criatividade. A oficina criativa decorre no dia 12 de fevereiro, entre as 15h30 e as 17h30. O preço de participação é de cinco euros e de 2,5 por euros por uma segunda criança.

Ficha Técnica:

de Tennessee Williams
tradução Dulce Fernandes
encenação Jorge Silva Melo
cenografia e figurinos Rita Lopes Alves
desenho de luz Pedro Domingos
desenho de som André Pires
vídeo e coordenação técnica João Cachulo
assistência de encenação Nuno Gonçalo Rodrigues, Bernardo Alves
produção executiva João Meireles
com Nuno Lopes; Maria João Luís; Isabel Muñoz Cardoso; Joana Bárcia; Pedro Carraca; Tiago Matias; João Meireles; Ana Amaral; Pedro Gabriel Marques; Catarina Wallenstein; Américo Silva; João Delgado; Bruno Xavier e Vânia Rodrigues
coprodução Artistas Unidos, São Luiz Teatro Municipal, TNSJ

dur. aprox. 2:30 com intervalo

M/12 anos
Espetáculo em língua portuguesa, legendado em inglês.
Língua Gestual Portuguesa + Audiodescrição
19 fev • dom 16:00

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
105,165,188