"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Convence-me – Festa da Leitura do Ave

No próximo dia 30 de abril, entre as 9h00 e as 17h00, o Auditório Municipal de Vieira do Minho recebe o evento "Convence-me – Festa da Leitura do Ave", que reúne alunos dos quatro ciclos de escolaridade da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave.

30 Abr 2025  |  09h00

Auditório Municipal de Vieira do Minho
4850-529 Vieira do Minho
Esta iniciativa celebra a leitura, desafiando os participantes a convencer um júri, através da criatividade, a ler os livros que escolheram.

Após uma fase de seleção nos agrupamentos escolares dos diferentes concelhos da CIM Ave, cerca de 120 alunos do 1.o, 2.o e 3.o ciclos, bem como do ensino secundário, organizam-se em cerca de 30 equipas de quatro elementos, onde terão apenas alguns minutos para apresentar, com originalidade, o livro que os inspirou e persuadir o júri a querer lê-lo.

A apresentação poderá recorrer a diversas formas de expressão artística, como teatro, música, multimédia ou retórica, sendo a criatividade o principal critério de avaliação. Entre as obras selecionadas encontram-se clássicos infantojuvenil de autores como Alice Vieira, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Álvaro Magalhães, e autores contemporâneos como David Walliams e John Boyne. Já os alunos do 3o ciclo e secundário optaram por obras como “1984” de George Orwell, “Mensagem” de Fernando Pessoa, ou “Não Matem a Cotovia” de Harper Lee.

O júri será composto por figuras de destaque do panorama cultural e literário: a escritora Adélia Carvalho, a actriz e escritora Gabriela Relvas, a rapper Capicua, o subdiretor-geral da DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) Bruno Eiras, e ainda Manuela Pargana Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares desde 2014, sendo uma figura de destaque no desenvolvimento das bibliotecas escolares em Portugal. A sua missão será eleger as apresentações mais originais em cada ciclo de ensino.

A Primeira-Secretária da CIM do Ave, Marta Coutada, destaca que esta iniciativa “valoriza o livro e a leitura como pilares fundamentais na construção do sucesso educativo, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e o prazer de ler entre os alunos da região.”

A par da competição, o evento inclui dois momentos musicais, com atuações do artista infantil Pequeno David e de Maze, dos Dealema. Além disso, Maze orienta um workshop de escrita de poesia urbana, dirigido aos alunos do 3.o ciclo e do ensino secundário, que utiliza o rap como plataforma para explorar conceitos como métrica, tema e harmonia. Para os alunos do 1.o e 2.o ciclo, haverá ainda um workshop de narração de histórias conduzido por Estefânia Surreira, criadora do projeto de mediação de leitura “As tartarugas também voam”, onde aprenderão a transformar um texto numa história cheia de vida, contada em voz alta.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,465,408