Formação
Oficina Poesia Haiku | Festas e Rituais Japoneses
Se Haiku é sinónimo de simplicidade e introspecção, nas festas reinam a diversidade e a expansão. Duas dimensões da mesma cultura para explorar através da análise e escrita de poemas.

15 Mai a 22 Mai 2025
O Haiku é um género poético praticado por todas as classes sociais, no Japão. Está ligado à Natureza e à vida quotidiana, por isso qualquer pessoa pode encontrar motivos de inspiração para produzir um Haiku. Também as Festas e Rituais que ainda hoje se praticam no Japão têm como suporte a profunda ligação a acontecimentos do quotidiano ou a tradições muito antigas.
Tal como se prepara e se vive uma Festa ou um Ritual, assim se constrói um Haiku: olhando o mundo exterior à luz das filosofias Xintoísta e Budista e seguindo as regras formais depuradas através do tempo.
Nos poemas Haiku encontram-se referências a várias Festas e Rituais, mas o mais importante é que, em ambas essas manifestações culturais, está presente o modo japonês de encarar a vida, a Natureza e as relações humanas. Se no Haiku predomina a simplicidade, a valorização da Natureza e a aceitação dos acontecimentos, nas Festas e Rituais exibe-se a alegria, a expansão e a superação. Duas faces da mesma moeda, para explorar nesta oficina em duas sessões.
Assinalando a participação portuguesa na Expo 2025 Osaka [13 Abril a 13 Outubro], esta oficina inscreve-se numa programação do Museu do Oriente com enfoque na cultura japonesa e nas relações entre Portugal e Japão.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.ptr
Leonilda Alfarrobinha
Licenciada em Filologia Românica, iniciou o estudo da língua e cultura japonesa em 1990. A forma poética haiku atraiu, desde logo, a sua atenção. Em 2003, concluiu uma pós-graduação em Estudos Orientais Gerais e em 2007 publicou um livro de haikus em português, “O Respirar das Flores”. Visitou várias vezes o Japão e em 2015 apresentou na Universidade Católica uma Dissertação de Mestrado intitulada “Ao Encontro da Natureza através da Poesia Haiku de Matsuo Bashô”.
Datas Quintas | 15 e 22 maio
Horas 15.00 às 17.00
Público-alvo M/16 anos [idade indicativa]
Participantes Máx. 10
Preço €30
Comprar