Teatro
Os Lusíadas Como Nunca os Ouviu: Declamação da obra de Camões chega ao Porto pela voz de António Fonseca
Entre 7 e 10 de maio, o Teatro Carlos Alberto propõe a escuta do épico camoniano pela voz do ator António Fonseca. Uma viagem pelo mar e pela nossa memória individual e coletiva, com sessões para o público escolar e para o público em geral.

7 Mai a 10 Mai 2025
No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta Luís de Camões, o ator António Fonseca convoca o público para duas propostas de leitura de Os Lusíadas. De Lisboa à Índia – Ida, destinado ao público escolar, centra-se na ideia de viagem e estende-se até ao Canto VI (chegada à Índia). De Lisboa à Índia – Ida e Volta abrange toda a obra e convida o público em geral para uma desconstrução de Os Lusíadas, com algumas provocações. Em ambos os casos, a leitura é enquadrada por comentários e interações.
Para António Fonseca, Os Lusíadas é primordialmente a história da primeira viagem marítima entre Lisboa e a Índia. Desde 2008, o ator tem aprimorado um projeto de audição (em teatros, tertúlias, num audiolivro) desta obra maior: “Difícil de ler, sobretudo pelo jogo sintático, Os Lusíadas revela-se fácil de ouvir”.
Entre 7 e 10 de maio, Os Lusíadas Como Nunca os Ouviu, uma produção da Companhia Nacional de Espectáculos, chega ao palco do Teatro Carlos Alberto, no Porto. O espetáculo desdobra-se em duas propostas deescutado épico camoniano. De Lisboa à Índia – Ida destina-se ao público escolar e está em cena nos dias 7, 8 e 9 de maio com sessões duplas às 10h00 e às 15h00. De Lisboa à Índia – Ida e Volta convida o público em geral para uma desconstrução de Os Lusíadas nos dias 8 e 10 de maio, às 19h00. Os bilhetes têm o custo de 12 euros.
Mais informações em tnsj.pt/oslusiadascomonuncaosouviu.