Outras
CAMINHOS assinala Dia da Liberdade com "Pena Capital" (Mário Cesariny) em Ferreira do Zêzere
No próximo dia 25 de abril, data emblemática para a democracia portuguesa, o programa CAMINHOS propõe um momento de celebração da liberdade através da poesia e da música.

25 Abr 2025 | 17h00
O recital, interpretado por André Gago e acompanhado pela criação musical de Francisco Sales, propõe uma imersão sensorial na poesia de Cesariny, cruzando palavra dita e guitarra ao vivo. Numa viagem intensa ao universo poético do autor, este espetáculo evoca a liberdade, a imaginação e a resistência, valores profundamente associados ao dia em que se comemora a Revolução dos Cravos.
Esta será a última proposta do mês de abril no âmbito do CAMINHOS, iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com 11 municípios da região, que arrancou no início do mês - com um concerto de Paulo Rafael, em Vila Nova da Barquinha, e o espetáculo "T0+1", do Caracol Cultural, em Sardoal -, para promover uma cultura em rede, descentralizada e acessível a todos, como ferramenta de coesão territorial, inclusão, envolvimento das comunidades, valorização da diversidade artística do território e do acesso democrático às artes,
CAMINHOS segue viagem em maio
A programação do CAMINHOS estende-se até maio, levando cultura a Mação, Ourém, Abrantes, Torres Novas, Constância, Alcanena, Tomar e Entroncamento. Espetáculos de teatro de marionetas, concertos, teatro físico e performances comunitárias continuarão a dinamizar o Médio Tejo, promovendo o encontro entre artistas e comunidades.
Em maio, o público poderá assistir ao espetáculo “Sómente”, do Teatro Só, no dia 3 em Mação, e ao teatro de marionetas “Edmundo”, para o público escolar, nos dias 5 em Ourém e 14 em Torres Novas. No dia 11, Abrantes recebe o concerto de Rui Rosa no Jardim do Castelo. A 24 e 31 de maio, o “Coro dos Comuns” dá voz às comunidades locais em Constância e no Entroncamento, respetivamente. No dia 28, em Alcanena, sobe ao palco “Vida por Turnos”, uma peça encenada por Mafalda Pereira, que leva o público a refletir sobre o impacto do trabalho por turnos, trazendo para cena as histórias e os desafios de quem vive num ritmo diferente do mundo à sua volta. No encerramento do ciclo, a 31 de maio, Tomar acolhe o espetáculo “Um Submarino em Marte”, que questiona os desafios da sustentabilidade e do turismo de massas, convidando o público a olhar para o futuro do planeta com uma nova perspetiva
O programa completo e todas as informações sobre os eventos podem ser consultados em caminhos.mediotejo.pt.
Sobre o “CAMINHOS”
Criado em 2017 pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o CAMINHOS pretende proporcionar encontros à volta da cultura, criando espaços partilha e de diálogo entre os artistas e as comunidades e estimulando o cruzamento da arte com o entretenimento. O CAMINHOS é uma oferta cultural de programação em rede, de acesso livre, que percorre os onze concelhos do Médio Tejo - Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha - e reforça a identidade territorial e a participação ativa da comunidade. O programa CAMINHOS insere-se no projeto Produtos Turísticos Integrados do Médio Tejo, cofinanciado pelo FEDER através do Centro2030.
CAMINHOS no Médio Tejo, um território em movimento.