"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Art Alive Festival

Art Alive Festival 2025 regressa à Estação Viva, em Canelas Estarreja, para três dias de celebração da arte em movimento e da partilha.

24 Abr a 26 Abr 2025

Canelas
R. da Estação, 3865-012 Canelas, Portugal
Preço
Entrada livre
De 24 a 26 de abril, a Estação Viva, em Canelas, Estarreja, acolhe a nova edição do Art Alive Festival, um encontro vibrante de práticas artísticas contemporâneas que transforma o antigo apeadeiro num lugar de criação ativa e proximidade entre artistas e público.

Com curadoria da equipa da Estação Viva, o festival propõe um programa multidisciplinar que reúne artes visuais, performance, música, instalações, conversas e oficinas. Ao longo de três dias, artistas emergentes e consagrados partilham processos, provocam encontros e criam momentos de fruição e reflexão, em estreita ligação com o território.

Entre os destaques de 2025 estão performances site-specific, exposição coletiva, concertos experimentais, visitas guiadas e oficinas para todas as idades. O programa completo pode ser consultado AQUI.

O Festival Art Alive em Estarreja, é uma iniciativa que inova ao unir espaços alternativos e públicos em prol da expressão artística. Enquanto Circuito Artístico transcende as fronteiras convencionais e adota uma abordagem experimental aberta que se reflete no seu nome peculiar. A transição digital que propõe ao mundo rural, através de práticas sustentáveis, posiciona o festival numa atmosfera cultural, referenciada na beleza, diversidade e interconexão entre arte, natureza e humanidade.

A iniciativa promove a convergência entre elementos tradicionais e contemporâneos ao revitalizar espaços, transformando-os em alternativas à sua função original. O ato corajoso de integrar práticas agrícolas e preservar o património florestal revela-se nesta iniciativa que procura criar uma experiência enriquecedora. A sua programação diversificada, que inclui Instalações, fotografia, vídeo, performances, seminário, mesas redondas, e concertos, inspira reflexões acerca da mediação digital sustentável do ser humano com a natureza.

Assim, a conexão entre este festival e a tecnologia não só melhora a experiência artística, mas também mostra como a inovação tecnológica pode ser crucial para promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente. Enfrentando os desafios ambientais, inspira a consciência pública e oferece soluções inspiradoras.

Essa ligação entre arte, natureza e tecnologia destaca-se como uma abordagem holística renascentista, unindo elementos diversos para enfrentar desafios e promover soluções inovadoras.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,208,476