Festivais
Festa dos Contos - Festival da Palavra 2025
A 15ª edição da Festa dos Contos - Festival da Palavra está de volta a Montemor-o-Novo nos dias 15, 16 e 17 de maio, este ano com a temática “Quantos eus existem em mim?”

15 Mai a 17 Mai 2025
Uma Festa onde a palavra cantada, a palavra falada, a palavra narrada, a palavra dita ou até a palavra omitida, multiplica-se nas suas várias vertentes e nesta edição ganha especial destaque enquanto veículo de expressão artística dos vários "eus" que habitam em nós.
A FESTA DOS CONTOS - Festival da Palavra convida públicos de todas as idades e famílias a mergulhar no universo das histórias, da poesia, do teatro e da música, oferecendo uma programação variada com performances, poesia, sessões de contos, concertos, teatro, spoken word, conversas, exposições e formações acreditadas.
A Festa conta com a presença do narrador espanhol Carles García Domingo, que nos traz um espectáculo em torno do vinho, convidando a plateia para um brinde coletivo; terá a participação da poeta/performer Maria Caetanos Vilalobos, do pioneiro contador António Fontinha, do ator Pedro Giestas, do músico Nuno Cintrão, e contempla ainda a companhia de teatro ACERT, além do já tradicional espetáculo-percurso em “Romaria” que envolve vários elementos da comunidade.
Nesta edição destacamos no dia 17 (sábado) a celebração do 10º aniversário do espectáculo de Carlos Marques, Levantei-me do Chão - 10 anos, que apresentamos este ano em versão masterizada, no mesmo dia em que será feito o lançamento do livro Pela Lente - textos para teatro em torno da obra de José Saramago de Carlos Marques, Miguel Castro Caldas e Jorge Palinhos, apresentado por Rui Pina Coelho, numa parceria entre a Nova Mymosa e a Trimagisto Edições.
Todos os dias, durante a festa está aberto o Espaço Livreiro na Livraria Sobre Rodas, o Espaço Galeria com exposições de trabalhos do Projeto 2as Vozes, realizados com a comunidade escolar, assim como a exposição de ilustrações de Mafalda Milhões À procura do Traço. Celebramos também as Palavras na Pele com a tatuadora Carolina Carriço e a Tasquinha dos Contos está a cargo da Villa Street Food no Espaço Bar e Petiscos das Histórias.
Segundo Carlos Marques, diretor do festival, “o Festival da Palavra tem vindo a afirmar-se na região e no panorama cultural nacional, ao mesmo tempo que fortaleceu o elo de ligação entre as várias comunidades. Protege o património, a memória e potencia a valorização identitária. A festa é, talvez, o evento local mais inclusivo. Abrange muita gente diferente. Oscila precisamente entre o popular e o contemporâneo. E, nesse vai e vem, as pessoas vão ficando connosco.” O diretor artístico afirma ainda que a Festa dos Contos “é um espaço lúdico, onde cada espetáculo é único, cada palavra tem peso, cada silêncio é cheio de significado e este ano celebramos e refletimos sobre a importância do eu, do outro e do amor em tempos individualistas.”
Na festa cabe toda a gente, estão todos convidados e a entrada é gratuita!