"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Dia Mundial da Dança | Oficinas de Dança para crianças | A Verdade do Corpo (espetáculo de dança)

O Dia Mundial da Dança, celebrado a 29 de abril, destaca a dança como forma de expressão, criação e participação cultural em todo o mundo. Em Évora, a CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora – assinala a data com uma programação dedicada à comunidade escolar e ao público em geral.

29 Abr 2025  |  09h30

Salão Central Eborense
R. de Valdevinos, 7000-645 Évora
Preço
Entrada livre
29 de abril | DIA MUNDIAL DA DANÇA
OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇA
09:30 – Escola EB1 Bairro de Almeirim
11:00 – Escola EB1 Horta das Figueiras
Duração: 60 min / sessão

A VERDADE DO CORPO
ESPETÁCULO DE DANÇA
Pelos participantes do projeto “Dança Participativa”
Escolas EB1 Horta das Figueiras e EB1Bairro de Almeirim
19:00 – Salão Central Eborense
Duração:60 min

As atividades começam às 09h30 com uma oficina de dança contemporânea para crianças na escola EB1 do Bairro de Almeirim, seguindo-se uma segunda sessão às 11:00 na escola EB1 Horta das Figueiras. As oficinas são dirigidas a alunos do 1.º ao 4.º ano.

Às 19:00, no Salão Central Eborense, 114 crianças com idades entre os 6 e os 10 anos sobem ao palco para apresentar A Verdade do Corpo, um espetáculo composto por criações de curta duração desenvolvidas no âmbito do projeto Dança Participativa da CDCE. Esta apresentação envolve diretamente a comunidade local e conta com o apoio do Município de Évora. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

O espetáculo resulta de uma parceria entre a CDCE, a EB1 do Bairro de Almeirim e a EB1 Horta das Figueiras. Envolve crianças, professores, escolas e famílias numa proposta que promove o acesso à dança e valoriza a participação na vida cultural local.

O projeto Dança Participativa, desenvolvido pela CDCE, promove a criação artística com crianças em contexto escolar, envolvendo-as em processos de experimentação e apresentação pública.

A iniciativa integra a estratégia Palco-Cidade, que aposta na criação artística com envolvimento da comunidade. O objetivo é reforçar a presença da dança contemporânea em Évora e ampliar a participação do público nas suas diversas linguagens e formatos de apresentação.

Com esta iniciativa, a CDCE reafirma o seu compromisso com a educação artística e com a construção de pontes entre criação, território e cidadania.

CDCE é uma estrutura financiada pela REPÚBLICA PORTUGUESA – CULTURA, DIREÇÃO GERAL DAS ARTES.
CDCE tem o apoio da CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,409,325