Música
Entre música e poesia: Ciclo de concertos MUSICAL-MENTE encerra com a música de Franz Liszt
Dedicado a algumas das mais extraordinárias peças do pianista húngaro Franz Liszt, o último concerto da 4.ª edição do ciclo MUSICAL-MENTE acontece a 3 de maio, no Teatro São João. O prelúdio poético estará a cargo de Jorge Vaz de Carvalho.

3 Mai 2025 | 19h00
É com a sensibilidade poética de Liszt que o ciclo de concertos MUSICAL-MENTE termina a exploração das afinidades entre música e poesia. No dia 3 de maio, o pianista Filipe Pinto-Ribeiro conduz algumas das mais extraordinárias peças para piano do húngaro Franz Liszt, inspiradas por Dante, Victor Hugo, Lamartine ou Petrarca. Em destaque estará a Sonata Dante, aliás Sonata quasi una Fantasia: Après une lecture du Dante, uma releitura musical programática do poema homónimo de Victor Hugo e da Divina Comédia.
MUSICAL-MENTE é uma parceria entre o TNSJ e o DSCH – Schostakovich Ensemble, com curadoria de Filipe Pinto-Ribeiro. A quarta edição do ciclo explorou as relações entre música e poesia, em três concertos monográficos dedicados a Vivaldi, a Piazzolla e agora a Liszt. Cada concerto é antecedido por um prelúdio poético, ecoando a relevância íntima que estes compositores encontraram na poesia.
O terceiro e último concerto desta edição acontece no dia 3 de maio, sábado, às 19h00, no Teatro São João. O prelúdio poético estará a cargo do músico, professor e romancista Jorge Vaz de Carvalho. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.
Mais informações em tnsj.pt/musical-mente.