Teatro
Camões revisitado por 157 jovens de escolas da Área Metropolitana do Porto e de Vila Real em novo espetáculo de teatro
7.ª edição do Visitações, projeto do Centro Educativo do TNSJ, associa-se às comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões com um espetáculo inspirado na vida e obra do poeta. As apresentações públicas acontecem a 3 e 4 de maio no Teatro Carlos Alberto, no Porto, e a 17 de maio no Teatro Municipal de Vila Real.

3 Mai a 4 Mai 2025
17 Mai 2025 | 16h00
Associando-se à celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, a sétima edição do Visitações – o projeto-bandeira do Centro Educativo do Teatro Nacional São João – colhe inspiração na vida e obra do poeta português, em particular n’ Os Lusíadas e na lírica camoniana. Visitações: Camões reúne 120 alunos de oito escolas da Área Metropolitana do Porto e 37 alunos de quatro escolas do distrito de Vila Real.
O texto original de Marta Freitas Almendra, que também assume a coordenação artística do espetáculo, é trabalhado por oito artistas-formadores (Diana Sá, Emílio Gomes, Manuel Tur, Pedro Mendonça, Raquel Rosmaninho, Tânia Dinis, Neto Portela e Olinda Favas) com os alunos dos clubes de teatro das escolas convidadas. O intuito é construir um espetáculo que aproxime a grandeza e o mistério de Camões à vivência e anseios dos jovens participantes.
Mobilizando alunos, professores e artistas, nos últimos seis anos, o Visitações criou raízes profundas junto da comunidade escolar da Área Metropolitana do Porto. À sétima edição, o projeto não só as sedimenta na cidade-mãe, como as lança mais a Norte, a Vila Real, através de uma parceria com o PNA – Plano Nacional das Artes, envolvendo assim escolas e artistas desse distrito.
As apresentações públicas do Visitações: Camões acontecem no Teatro Carlos Alberto, no Porto, nos dias 3 e 4 de maio, sábado e domingo, com sessões duplas às 11h00 e às 15h00; e no Teatro Municipal de Vila Real no dia 17 de maio, sábado, às 16h00 (sessão única).
No TNSJ, o programa comemorativo do 500.º aniversário do nascimento de Luís de Camões engloba ainda o ator António Fonseca a dar voz a Os Lusíadas Como Nunca os Ouviu, de 7 a 10 de maio, no Teatro Carlos Alberto. E, a culminar a celebração, a estreia de Babel, uma peça-roteiro, dirigida por Nuno Cardoso, que parte de Os Lusíadas para viajar pela comunidade e pela língua portuguesas. Estreia-se simbolicamente a 10 de junho, no TeCA, onde fica em cena até 14 de junho.
Mais informações em tnsj.pt/visitacoes-camoes e em tnsj.pt/visitacoes-camoes-vilareal.