Conferências
«Grandes Figuras das Religiões Judaica, Cristã e Muçulmana»
Um ciclo que vai dar a conhecer algumas das figuras mais emblemáticas das três religiões abraâmicas, organizado pela Academia para o Encontro de Culturas e Religiões (APECER-UC) Em tempo de guerras e de ódios religiosos, falemos do melhor das religiões judaica, cristã e muçulmana, com os melhores dos convidados!

6 Mai a 8 Mai 2025
Com este evento, a APECER dá continuidade à sua missão de desenvolver o conhecimento da história das diferentes tradições religiosas mundiais e de estimular o diálogo intercultural e inter-religioso, num tempo em que urge contrariar o sectarismo e relembrar a riqueza comum da herança espiritual da humanidade.
A primeira sessão, a realizar-se no dia 6 de maio (terça-feira), às 18h00, é dedicada a Maimónides, figura maior do judaísmo, e contará com a participação de Ruben Suiza, rabino da Comunidade Israelita de Lisboa. Maimónides, um notável rabino, médico e filósofo, intimamente ligado à história da cultura ibérica, nasceu em Córdova, em 1135, vindo a morrer no Cairo no ano de 1204, tendo deixado um legado monumental.
No dia 7 de maio (quarta-feira), às 18h00, será a vez de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, figuras centrais do cristianismo, numa sessão orientada por Mário Santiago de Carvalho, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Teremos uma comparação entre dois dos maiores vultos da História da Igreja Católica: Santo Agostinho, que foi bispo de Hipona (Norte de África) nos inícios do século V e que deixou uma marca na história da ética e da moral cristãs que se prolonga até hoje; e São Tomás de Aquino, professor de Teologia na Universidade de Paris no século XIII, autor da última grande síntese do Cristianismo medieval, num tempo de renascimento da cultura grega e de pujança da cultura muçulmana.
O ciclo encerra no dia 8 de maio (quinta-feira), às 18h00, com uma sessão sobre Omar Khayyam e Fernando Pessoa, conduzida por Fabrizio Boscaglia, Professor e Subdiretor de Mestrado na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Neste dia o destaque vai para Omar Khayyam (1048-1123), um matemático, geómetra e astrólogo, discípulo de Avicena e que representa um ponto alto da cultura grega na Pérsia muçulmana. Com a particularidade de a sua obra mais conhecida («Rubayat / Odes ao Vinho») ter sido particularmente apreciada por Fernando Pessoa, quase mil anos depois!
A APECER-UC tem como missão o desenvolvimento do conhecimento da história das diferentes culturas e tradições religiosas mundiais, numa perspetiva não confessional e voltada para o estímulo do diálogo intercultural e inter-religioso. Criada no seio da Universidade de Coimbra, esta estrutura representa um esforço institucional concreto no sentido de promover a reflexão crítica, o entendimento e a convivência entre diferentes visões do mundo, num momento em que tais valores se revelam essenciais à construção de sociedades mais justas, inclusivas e pacíficas.