Exposições
ANIMOT de Ana Lapa
A Exposição faz parte do Programa Artistas Cooperadores e estará patente até 10 de maio.

19 Abr a 10 Mai 2025
Tradicionalmente, a linguagem humana define o animal irracional partindo de uma perspetiva antropocêntrica, onde este é percebido como desprovido de voz e subjetividade. Para Jacques Derrida, a palavra animal impõe uma categoria homogénea e hierárquica.
Animot - junção dos termos animal e mot (palavra, em francês) - emerge em Derrida como uma reflexão profunda sobre a linguagem e o seu papel na definição do ser. A criação deste vocábulo tenta ultrapassar a grande barreira que tradicionalmente existe entre estes dois campos, e restaurar os laços de compreensão e empatia que comprometem o ser humano e o ser animal.
BIOGRAFIA:
ANA LAPA nasceu no Porto, em 1992, numa família particularmente dedicada a diversas disciplinas artísticas. Concluiu o ensino secundário na Escola Artística Soares dos Reis e a licenciatura em Artes Plásticas - Ramo de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou ainda uma formação em Ilustração Científica no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
A sua obra desenvolve-se numa área de confluência entre a pintura e a ilustração científica, tendo sido representada em diversas exposições coletivas.
Atualmente é responsável pelo Atelier Meiotom, no Porto, onde orienta ateliers de pintura e desenho e com o qual participa em diversos eventos e workshops ligados às artes visuais.