"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Faya ao vivo no Museu do Oriente

Um encontro invulgar de cordas, sopro e vozes, numa viagem coletiva e introspetiva por diferentes culturas, da América do Sul à Índia.

22 Abr 2025  |  19h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
Entrada livre

Elena La Conte [flauta, voz, asalato], Mili Vizcaíno Jaén [voz, guitarra, cajón], Kristina van de Sand [violino, viola, voz, pequena percussão]

Contemporary World Folk 

FAYA - Em inglês, esta palavra evoca o fogo, o calor e o poder. Em português, a “faia” é uma árvore, enquanto na tradição da Ligúria, no norte de Itália, simboliza uma figura mística, uma fada da floresta. O trio FAYA combina estas associações entre a energia feminina e a terra. Os três músicos, Elena, Mili e Kristina são originárias de Itália, Espanha e Alemanha, mas conheceram-se em Lisboa. É precisamente esta cidade que as influencia e inspira com a sua cena musical multifacetada e lusófona. Violino, flauta, guitarra, percussão e três vozes - o trio FAYA encontrou o seu próprio som. Mas não só a instrumentação é invulgar, como a música é também uma mistura única. FAYA cria arranjos e composições originais, inspiradas em estilos musicais sul-americanos como o samba ou o polo venezuelano, mas também na música clássica indiana ou na tarantella italiana. Neste encontro invulgar de cordas, sopro e vozes, a sua cativante atuação em palco é como uma viagem, uma exploração coletiva e introspetiva de diferentes culturas.

Em setembro de 2019, os FAYA foram distinguidos como vencedores do Prémio de Música Global Creole, em Berlim: “A banda mostrou um estilo de tocar variado, elevada musicalidade, instrumentação original, uma bela comunicação com o público, uma atuação animada e uma grande alegria de tocar.”

O trio Faya lança o seu primeiro EP depois de vários anos de viagens, experiências e criações em conjunto, e traz na mala histórias de luas, mulheres, mapas, tamarindos... Estas 6 canções são caracterizadas pela diversidade de culturas musicais que os FAYA encontraram nas suas viagens e que apresentam no seu atual espetáculo Canções Viageiras. Uma paisagem sonora, por vezes delicadamente tecida, por vezes poderosamente estimulante, povoada por flautas e violinos, vozes, guitarras, percussão e, por vezes, silêncio. O primeiro single SEU GRITO foi lançado no dia 25 de novembro de 2024, Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher. Seu Grito: com essa música, de autoria de Aurinha do Coco e participação da cantora e percussionista Jabu Morales (AYOM), FAYA lançou orgulhosamente o primeiro single do seu EP de estreia. É uma peça coral e feminina que aborda os temas da violência de género e do femicídio, uma homenagem às raízes culturais afro-brasileiras. O EP será apresentado em abril em Portugal e no CAPE no Luxemburgo. Outra digressão está prevista para o verão de 2025 com datas na Alemanha e Suíça.

Co-organização Antena 2 

Duração 60'
Público-alvo M/6 anos
Preço Gratuito, mediante levantamento de bilhete o próprio dia.

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Teatro

Antígona

Escola de Mulheres (Clube Estefânia) 23 Abr a 27 Abr 2025

Ver mais eventos
Visitas
106,146,130