"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

As Três Sopranas – I‘m The Star Of The Night!!!

Um concerto estragado por três sopranos rivais. Quem canta melhor, mais sublime e mais rápido? Uma criação da Associação Setúbal Voz.

14 Abr 2025  |  19h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
Entrada livre

Um concerto estragado por três sopranos rivais. Quem canta melhor, mais forte, mais agudo, mais grave, mais sublime e mais rápido? Afinal o contrato fica para quem?

Uma criação da Associação Setúbal Voz. 

PROGRAMA
ART IS CALLING FOR ME [da opereta The Enchantress]
Música de V. Herbert | Libreto de Fred de Grésac e Harry B. Smith 
GLITTER AND BE GAY [da opereta Candide]
Música de Leonard Bernstein | Libreto de Richard Wilbur, a partir de Voltaire 
MEIN HERR MARQUIS [da opereta Die Fledermaus]
Música de Johann Strauss II | Libreto de Karl Haffner e Richard Genée 
DER HÖLLE RACHE [da ópera A Flauta Mágica]
Música de W. A. Mozart | Libreto de Emanuel Schikaneder 
SEMPRE LIBERA [da ópera La Traviata]
Música de Giuseppe Verdi | Libreto de Francesco Mª Piave a partir de Alexandre Dumas 
LES OISEAUX DANS LA CHARMILLE [da ópera Les contes d' Hoffmann]
Música de Jacques Offenbach, libreto de Jules Barbier a partir de Hoffmann 
DUETTO BUFFO DI DUE GATTI
Letra e música de Robert Lucas Pearsall 
I FEEL PRETTY [do musical West Side Story]
Música de Leonard Bernstein | Letra de Stephen Sondheim 
I COULD HAVE DANCED ALL NIGHT [do filme musical My Fair Lady]
Música de Frederick Loewe | Letra de Alan Jay Lerner 
MONEY, MONEY, MONEY [do álbum Arrival]
Letra e música de Benny Andersson e Björn Ulvaeus 
CONQUISTADOR [do álbum Conquistador]
Música de Ricardo Landum | Letra de Pedro Luís Neves 
AFINAL HAVIA OUTRA [do álbum Afinal havia outra]
Letra e música de Ricardo Landum 
POPULAR [do musical Wicked]
Letra e música de Stephen Schwartz 
I WILL SURVIVE [do álbum Love Tracks]
Letra e música de Freddie Perren e Dino Fekaris 
O CORPO É QUE PAGA [do álbum Anjo da Guarda]
Letra e música de António Variações 
WE ARE THE CHAPIONS [do álbum News of the World]
Letra e música de Freddie Mercury  

FICHA ARTÍSTICA
Constança Melo, Helena de Castro e Mariana Chaves, sopranos
Tiago Mileu, piano
Maria Madalena, visualidade e comunicação
Iolanda Rodrigues, corporalidade e desenho de luz
Jorge Salgueiro, conceção e direção artística

Co-organização Antena 2 
A Associação Setúbal Voz é um projeto artístico com base no canto lírico e na arte contemporânea. Caracteriza-se pela busca de identidade, na elaboração de novas criações artísticas e na relação com as artes e artistas contemporâneos. Assenta em quatro pilares: Coro Setúbal Voz, Ateliê de Ópera de Setúbal, Ateliê de Musicais para Jovens e a Companhia de Ópera de Setúbal. Enquanto organização sem fins lucrativos, foi financiada pela Direcção-Geral das Artes para o biénio 2023/2024 com o projeto Tetralogia Operática Sobre Quatro Constituições Portuguesas, distinguido com o Alto Patrocínio do Presidente da República e da Assembleia da República. Em 2024 a Associação Setúbal Voz foi condecorada com a Medalha de Honra da Cidade, atribuída pela Câmara Municipal de Setúbal, e nesse ano recebeu ainda o Estatuto de Utilidade Pública. Da programação regular fazem parte a estreia de 2 óperas originais todos os anos, uma temporada de recitais de canto e piano, o Festival Luísa Todi dedicado ao canto lírico, Ópera para Bebés e o Concurso para Jovens Cantores de Ópera. 

A Companhia de Ópera de Setúbal nasceu em 2020, resultante do trabalho desenvolvido no Ateliê de Ópera de Setúbal e no Coro Setúbal Voz. É uma formação constituída por profissionais, que conta também com a participação de não-profissionais e estudantes do Ateliê de Ópera, bem como convidados. Em julho de 2020, estreou a sua primeira produção, Os Fantasmas de Luísa Todi, seguindo-se várias criações originais, bem como encenações dos clássicos A Flauta Mágica e Carmen. Para o biénio 2025/2026 tem programadas 5 óperas.A Companhia de Teatro de Setúbal procura reavivar a tradição operática em Setúbal, terra natal da maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos, Luísa Todi. As suas produções procuram uma ligação entre a tradição, o repertório histórico e a contemporaneidade, com base em criações originais. É pioneira em levar a ópera a bairros sociais (Ópera no meu bairro, desde 2021) e no conceito e criação de Ópera para bebés (desde 2024).

Associação Setúbal Voz
Constança Melo | Soprano Lírico de Coloratura n. 2003] começou os seus estudos em 2016, com a sua actual Professora Larissa Savchenko. Com apenas 13 anos, teve nota máxima no exame de entrada do Conservatório Nacional de Lisboa e nos anos seguintes, destacou-se em concursos como Concorso Lirico Virtuale SOI Fiorenza Cedolins em Itália (2020), onde foi finalista, Concurso de Canto Lírico de Lousada e Cascais Ópera. No final de 2024 participou como Barbarina, em Le Nozze di Figaro, no TNSC e no CD do compositor português João Camacho. A frequentar o segundo ano do curso de música no Conservatório Nacional (EMCN), com a professora Larissa Savchenko, Constança Melo é membro da Companhia de Ópera de Setúbal. 

Helena de Castro| Membro da Companhia de Ópera de Setúbal, é Mestre em Ópera pela Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, na Alemanha. Iniciou a carreira como solista em 2015. Na ASV tem também desempenhado funções de professora de canto e integra a equipa da Ópera para bebés. É também responsável pela primeira apresentação de ópera produzida nos Açores, por açorianos. 

Mariana Chaves | A frequentar o último ano da licenciatura em canto na Escola Superior de Música de Lisboa, onde é acompanhada pela professora Sílvia Matheus. Em 2022, foi vencedora do Concurso Setúbal Voz para Jovens Cantores de Ópera e concluiu o 8.º grau no Conservatório Regional de Palmela, na classe de canto da professora Lucina Morais. É membro da Companhia de Ópera de Setúbal, onde integra o elenco principal desde 2023. Com cerca dos 4 anos de idade, iniciou-se no canto no coro da Casa do Povo de Corroios e integrou o Coro Juvenil de Lisboa em diversas produções de ópera, no Teatro Nacional de São Carlos. 

Duração 60'
Público-alvo M/6 anos
Preço Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Super Charlie"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação baseado nas famosas obras literárias da escritora Camilla Lackberg, que terá lugar no próximo dia 19 de abril (sábado) às 11h00, em Gaia e Lisboa.

Visitas
105,755,191