Conferências
Congresso Internacional 2025. Migrações e comunicação na era planetária: debates e ações
O congresso internacional irá decorrer entre os dias 29 e 30 de abril de 2025, na Universidade do Minho, em Braga. Associado a este congresso, no dia 28 de abril, tem lugar o pré-evento “Visões (de)coloniais: diálogos em cultura visual, alteridades e artivismo”, organizado pelo GT de Cultura Visual da Sopcom.

28 Abr a 30 Abr 2025
Valorizando a diversidade linguística e a diversidade de formas de comunicação, as comunicações orais, painéis e intervenções artísticas podem ser apresentadas em português, inglês, espanhol ou francês, mas as sessões não terão tradução simultânea. O congresso terá sessões presenciais e online.
É com grande entusiasmo que partilhamos o press release e os materiais de comunicação do Congresso do projeto de investigação MigraMediaActs, que terá lugar na Universidade do Minho, em Braga, de 28 a 30 de abril de 2025.
O congresso, sob o tema "Migrações e comunicação na era planetária: debates e ações", reunirá investigadores, ativistas e profissionais para debater as dinâmicas das migrações contemporâneas e as suas implicações sociais, culturais e políticas.
Em articulação com o congresso, ao longo do dia 28 de abril de 2025, decorrem as atividades do evento “Visões (De)Coloniais: Diálogos em Cultura Visual, Alteridades e Artivismos” na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, uma iniciativa organizada pelo Grupo de Trabalho em Cultura Visual da SOPCOM em colaboração com o projeto MigraMediaActs e o projeto CONCILIARE (financiado pela Comissão Europeia). A programação do evento inclui ainda uma visita sobre o colonialismo e os caminhos para a decolonialidade em Braga e a exibição, seguida de debate, de curtas-metragens produzidas no âmbito do projeto MigraMediaActs.
Além disso, durante todo o mês de abril, será realizado, em parceria com o Lucky Star - Cineclube de Braga (https://www.facebook.com/cinebraga), um ciclo de cinema intitulado “(Sobre)vivências num Mundo Inóspito – Olhares sobre Exclusões e Resistências”. O ciclo é composto por longas e curtas-metragens sobre desigualdades sociais e complexidades das relações sociais contemporâneas.
Os materiais de comunicação e o press release estão disponíveis AQUI.
Agradecemos, desde já, qualquer apoio na partilha desta iniciativa junto da sua rede de contactos.
Para mais informações sobre o evento, visite o site oficial
Caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais detalhes, não hesite em contactar-nos.