Conferências
Jornada “Consequências dos terramotos sobre o património histórico de Lisboa. O que sabemos até 1755?”
As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) começam no próximo dia 11 com uma Jornada Científica a decorrer na Casa dos Bicos (Fundação José Saramago), numa organização conjunta Património Cultural, Instituto Público e Museu de Lisboa (EGEAC).

11 Abr 2025 | 10h00
Em 2025 decorrem 270 anos sobre o “Terramoto de Lisboa”. Este trágico acontecimento, que destruiu muitas vidas e provocou alterações profundas no pensamento cultural e religioso europeu, teve também graves repercussões no património histórico. Mas esta não foi a primeira nem a única vez que a terra tremeu violentamente e que o mar invadiu a cidade e os campos, ampliando a destruição no território de Lisboa. Desde há muitos séculos que há registos de ocorrências sísmicas e, entre os séculos XIV e XVI, são várias as referências documentadas a terramotos nesta área geográfica.
O que sabemos, de facto, sobre a magnitude do impacto destes desastres naturais no património? Como é que as comunidades se mobilizaram e reagiram? Terá havido tanta destruição como foi descrito, ou é o património mais resiliente do que imaginamos? O que teremos aprendido com o nosso passado?
O Património Cultural, IP e o Museu de Lisboa (EGEAC) associam-se, assim, à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sob o tema proposto pelo ICOMOS – Património resiliente face às catástrofes e conflitos.
Evento integrado no programa de comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido pelo ICOMOS.
PROGRAMA