"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Entra-se para viver

A convite da Câmara Municipal de Lisboa, o teatro meia volta desenvolveu um processo de criação artística em colaboração com as pessoas que frequentam o Centro de Dia do Centro Social da Musgueira. Esta criação integra o programa de visitas O Meu Bairro a Pé, desenvolvido em várias freguesias de Lisboa.

13 Fev a 11 Abr 2025

Centro de Dia da Musgueira
Av. David Mourão-Ferreira, 1750-448 Lisboa
Preço
Entrada livre

Quem melhor conhece a Musgueira?

Provavelmente aqueles que, na década de 60, chegaram a este território, que agora se integra na Alta de Lisboa. Vieram de todo o país, dos países colonizados e também de diversas zonas de Lisboa, aqui construíram as suas próprias casas e mudaram para sempre a geografia da cidade. Para chegarem ao centro, onde trabalhavam, atravessavam diariamente campos e olivais. Não é só de passado que vivem, mas este foi sem dúvida único.

A apresentação do bairro, que criaram, faz-se a contar e a cantar, e quem o faz é uma Comissão de Pessoas Moradoras, constituída expressamente para esta ocasião. Recebem o público na sua sala de trabalho com sede no Centro de Dia da Musgueira.

O espetáculo resulta de um trabalho desenvolvido com a equipa artística do teatro meia volta, a partir do qual se construiu um mapa de memórias, mas também de sonhos projetados e ideias para o futuro.

Damos as boas-vindas a quem queira conhecer o bairro e esta Comissão, num espaço onde se entra para viver.

Reservas: visitas.comentadas@cm-lisboa.pt / 218 170 593
Lotação: 25 pessoas

Criação - Cláudia Gaiolas, Luís Godinho e Sara Duarte
Música - Teresa Gentil
Cenografia - Carla Martinez
Captação e edição de vídeo - Afonso Sousa
Desenho e mistura de som - Tiago Galvão
Participação - Atrizes e coletivo do Centro de Dia do Centro Social da Musgueira
Encomenda - Câmara Municipal de Lisboa, integrado no programa de visitas O Meu Bairro a Pé
Produção - teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser
Apoio - Polo Cultural Gaivotas Boavista
Agradecimentos - Isabel Vaz Pinto, Liliana Martins e toda a equipa do Centro de Dia da Musgueira, equipa do projeto Memórias de Lisboa - CML, SGAL - Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, Gabinete de Estudos Olissiponenses, Júlia Duarte Nunes, Marta Santos

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
105,412,445