"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Prémio Fernando Távora | Lançamento 21ª ed. e Conferência "Na Linha da Frente"

No próximo dia 7 de abril, pelas 18h00, a par do lançamento da 21ª edição do Prémio Fernando Távora, os vencedores da 19ª edição do Prémio Fernando Távora, Arquitetos Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista, apresentam a conferência sob o título "Na Linha da Frente: a Arquitectura do Bunker nas Linhas de Defesa da Europa Central na 2ª Guerra Mundial".

7 Abr 2025  |  18h00

Sede da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte
Rua de Álvares Cabral 144, 4050-040 Porto
Preço
Entrada livre
A sessão conta ainda com o lançamento das publicações da Coleção Cadernos de Viagem Prémio Fernando Távora, que registam as viagens dos vencedores da 14ª, 15ª e 17ª edições do Prémio.

Na Linha da Frente é uma viagem no espaço e no tempo da defesa militar europeia do século XX, quando a tensão política e militar fez nascer linhas de estruturas invisíveis em betão armado, baseadas em novas dinâmicas estratégicas e territoriais. O investimento científico e financeiro no desenvolvimento destas construções justificou a sua inovação material e tecnológica, tipológica e morfológica, topográfica e paisagística. A sua operacionalidade seria marcante mas breve, legando-nos uma série de estruturas bélicas inoperantes maioritariamente devolutas. Hoje, os bunkers exigem uma reflexão crítica não só pelo confronto com a sua história problemática e traumática, mas pela consciência da situação geopolítica contemporânea, com a disputa de novas fronteiras territoriais e a reactivação dos seus sucedâneos da era nuclear.

Organização:
Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte

Parceria:
Câmara Municipal de Matosinhos
Casa da Arquitectura
Fundação Marques da Silva

Apoio:
Ageas Seguros

+ Informações 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
105,354,517