Cinema e Vídeo
iNTERVALOS - Encontro e Mostra de Cinema nas Caldas da Rainha
Começa no próximo dia 10 e prolonga-se até dia 12 de abril a 1.ª edição de iNTERVALOS - Encontro e Mostra de Cinema nas Caldas da Rainha - que pretende dar a conhecer mais e melhor o cinema português, em toda a sua diversidade estética, ética e política e reunir pessoas em torno de filmes, numa espécie de retiro cinéfilo.

10 Abr a 12 Abr 2025
A nossa proposta curatorial desdobra-se em múltiplas direções, procurando experimentar processos de contato e discussão com filmes e cineastas. Um dos eixos da programação serão as sessões “em diálogo com”, em que alguns cineastas foram desafiados a escolher filmes de outros cineastas que, de forma mais ou menos evidente ou inusitada, se relacionam com os seus próprios, quer em termos estéticos ou éticos. Estas sessões conjuntas são apenas mais um saudável pretexto para colocar obras e autores em diálogo entre si, mas também com os espectadores.
A primeira edição do programa apresenta obras de Aya Koretzky, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, André Guiomar, Catarina Sobral, Filipa Reis e João Miller Guerra, João Fazenda, Joana Toste, Leonor Teles, e Mário Macedo. Outro eixo será o foco particular na obra de um cineasta que tenha relevância e reconhecimento no meio cinematográfico português.
Na primeira edição, recebemos Manuel Mozos, um cineasta intergeracional que é também um símbolo das relações afetivas entre filmes e pessoas. Mais do que uma homenagem, que também é, é um momento de partilha e reflexão conjunta com os espectadores.
Um terceiro eixo será o reconhecimento do contributo do associativismo como motor dinamizador da cultura cinematográfica. Para este ano, o convite foi endereçado à Associação Portuguesa de Realizadores (APR), uma associação empenhada em melhorar o estado das coisas do cinema em Portugal.
Um último eixo é o da articulação com uma ideia de cinema como prática de investigação académica e pesquisa exploratória e artística. Nesse sentido, a programação prevê ainda um espaço de partilha e troca de experiências entre artistas, professores e estudantes, desenvolvidas em contexto de residências artísticas, envolvendo o mestrado em Artes do Som e da Imagem, da ESAD.CR, e a Associação Cultural OSSO.
Transversal a estes eixos, o essencial desta iniciativa é promover o encontro e o diálogo. Todas as sessões serão acompanhadas de conversas que se esperam alargadas a todos os presentes. Momentos de pausa entre sessões, os intervalos serão, assim esperamos, momentos de construção de cumplicidades, de saudável e estimulante partilha de impressões e de reflexões.