Exposições
Ver como um lobo
O Centro de Arte Oliva recebe o lançamento da publicação Ver como um lobo, ocasião para uma conversa com Bruno Caracol, diretor artístico do projeto, Godofredo Enes e Margarida Mendes.

26 Abr 2025 | 17h00
3 Mai 2025 | 15h00
A apresentação está inserida nas atividades paralelas da exposição Mutantes, com curadoria da Andreia Magalhães, com temas relacionados com as representações da animalidade nas obras da coleção.
A exposição Ver como um lobo segue depois para a Fundação Lapa do Lobo, onde inaugura a dia 3 de maio com uma conversa com Pedro Primavera e Rita Barreira. Fomos atrás dos vestígios de uma relação corpo a corpo entre habitantes das serras e lobos, partindo de práticas da medicina popular, que confere um poder sanador ao corpo do animal que ameaça. Esta relação é há muito atravessada pelas intenções de um poder central, remontando às montarias reais decretadas em 1549 por D. João III e ao premiar dos caçadores de lobos. Assistimos hoje em dia a um posicionamento contraditório desde essa centralidade, que decreta o estatuto de proteção para os lobos, punindo as caçadas, e simultaneamente entrega as serras onde estes animais habitam à prospeção mineira. Será apenas a partir de corpos concretos, dos habitantes das serras (humanos e não humanos) que a vida nelas vai escapar à lógica contabilística da serra enquanto recurso, é este o caminho que procurámos entender melhor.
Saiba mais sobre o Ver com um lobo.
Bruno Caracol estudou Artes Plásticas na FBAUL e Ciências da Comunicação na FCSH-NOVA. Tem dedicado os últimos anos a trabalhar a partir de objetos ressonantes, de futuros ficcionais e da relação com o mundo não-humano.
Conceção e coordenação: Bruno Caracol
Fotografia: Odair Monteiro
Composição de peça sonora: Laura Marques e Bruno Caracol
Sopros: Quinteto Transmontana Brass
Assobios, vozes, sons: Aurízia Dia, Carles Mas e Maria Carvalho
Comunicação: Marta Rema
Produção e gestão financeira: Ricardo Batista
Acompanhamento: Margarida Mendes
Parceiros: Academia das Artes de Chaves, Buala, Brass - Fundição Artística, Câmara Municipal de Montalegre, CIBIO, coffeepaste, Ecomuseu do Barroso, Oficinas do Convento, Redsky
Financiamento: DGArtes - República Portuguesa, Câmara Municipal de Montalegre
Organização: efabula
O QUÊ: lançamento da publicação + conversa
ONDE: Centro de Arte Oliva, São João da Madeira
QUANDO: 26 de abril, 17H00
O QUÊ: inauguração da exposição + conversa
ONDE: Fundação Lapa do Lobo, Nelas
QUANDO: 3 de maio, 15H00