Exposições
Avião de papel de Sofia Castro
A exposição reúne uma seleção de trabalhos maioritariamente executados em grafite sobre papel, pasta de modelar, e outros materiais, como folha de ouro, que fazem parte das preferências da artista.

10 Abr a 10 Mai 2025
Muitos destes objetos foram desenvolvidos no âmbito das residências artísticas que tem vindo a realizar na Fábrica de Lápis Viarco, em S. João da Madeira, e no seu ateliê em Lisboa.
Os trabalhos foram executados especificamente para a exposição, cujo título remete para um objeto/brinquedo, reconhecido pela rápida transformação, de folha a avião, e resultam da combinação e reutilização de todo o tipo de fólios impressos, manuscritos, antigos desenhos, livros e outras publicações, que tem por hábito recolher e guardar.
O aproveitamento e resgate destes materiais passam a constituir a base de novas peças, premissa que agrega conceitos de memória, de apropriação e questões de sustentabilidade.
Sendo a primeira de uma série de exposições previstas para 2025, Avião de Papel inaugura em abril, um ciclo de apresentações, cujo foco se coloca nos gestos marcados pela fricção, num processo de modelação invulgar, onde se evidencia a importância da luz sobre os materiais.
Horários em blx.cm-lisboa.pt