"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

ARTimanha - Traz Arte aos Montes

O Artimanha Festival de Artes 2025 está de volta e promete ser um evento inesquecível, nos dias 4, 5 e 6 de julho, na deslumbrante Lagoa do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar. 

4 Jul a 6 Jul 2025

Lagoa do Alvão
Vila Pouca de Aguiar
Com o tema “Cultura, Comunidade e Território”, a edição deste ano procura explorar as conexões entre a arte, o meio ambiente e as comunidades locais, celebrando as tradições da região e o poder transformador da cultura.

O evento será uma experiência única, onde a natureza e a cultura se encontram para criar um ambiente imersivo, vibrante e participativo. Durante três dias, a Lagoa do Alvão, transforma–se num grande palco de arte, acolhendo artistas locais, nacionais e internacionais, que, com os seus talentos únicos, contribuirão para a pluralidade do festival.

Em 2025, o Artimanha Festival de Artes reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão, promovendo ações que visam reduzir o impacto ambiental e garantir o acesso à cultura para todos. O objetivo é que o evento seja um espaço de trocas e aprendizagens, onde as artes possam prosperar e transformar.

O Tema: Cultura, Comunidade e Território

A edição de 2025 tem como foco principal as relações entre a cultura local, as dinâmicas comunitárias e o território de Vila Pouca de Aguiar, em Trás-os-Montes. Artistas, criadores e públicos serão convidados a refletir sobre como a arte pode fortalecer o vínculo entre as pessoas e os lugares que habitam, contribuindo para a preservação da identidade cultural e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Este festival será uma celebração de todas as formas de arte, com uma forte conexão com as tradições e o espírito da comunidade de Vila Pouca de Aguiar.

Programação Diferenciadora e Diversificada

A programação inclui uma rica variedade de espetáculos, exposições, workshops, residências artísticas e rodas de conversa, pensada para toda a família. O festival tem como objetivo inspirar, questionar e emocionar, destacando o papel da cultura na integração e no desenvolvimento comunitário, assim como a importância do território enquanto espaço de expressão artística e coletiva.

Concertos com sonoridades ecléticas: com Emmy Curl, Jonh Dougas, Fogo Fogo, Brama, Dj set Magupi

Atividades Aquáticas na Lagoa, proporcionados pelo Pena Aventura Park

Jogos Tradicionais para toda a família com Jogos do Hélder

Workshops Interativos: Oportunidades para as crianças e famílias participarem de processos criativos, com foco na valorização da cultura local e do património natural.

Residência Artística: Sons do Douro + Grupo Folclórico Acrepes

Roda de Conversa: um debate sobre o papel da cultura no fortalecimento das comunidades e o impacto da preservação do território para o desenvolvimento da região

O Artimanha Festival de Artes é, mais uma vez, um momento de reflexão e celebração sobre como a cultura pode aproximar as pessoas dos seus territórios, fomentar a preservação das tradições locais e, ao mesmo tempo, promover a inovação", afirma José Miguel Carvalho, Diretor Artístico do festival. "Ao realizarmos o festival na Lagoa do Alvão, queremos ressaltar a importância de um diálogo constante entre a arte, a natureza e a comunidade, criando uma experiência imersiva que une todos esses elementos de forma harmoniosa e inspiradora.

Animódia – Companhia de Artes e Cultura

A organização do festival está a cargo da Animódia - Companhia de Arte e Cultura, que se dedica à promoção e desenvolvimento de projetos artísticos e culturais que visam preservar e valorizar o património cultural local. Com o apoio do Município de Vila Pouca de Aguiar, o Artimanha Festival de Artes focar-se-á então no tema “Cultura, Comunidade e Território”.
Bilhetes

Os bilhetes para o Artimanha Festival de Artes 2025 já estão disponíveis, com preços especiais AQUI
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,155,561