Literatura
Encontros
Francisco Mota Saraiva apresenta romance vencedor do Prémio José Saramago no Porto de Encontro
Morramos ao menos no porto será apresentado a 30 de março, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, com participações de Valter Hugo Mãe e Cristiana Sabino.

30 Mar 2025 | 17h00
A 30 de março (domingo), o Porto de Encontro será pretexto para a primeira apresentação a norte de Morramos ao menos no porto, o novo livro de Francisco Mota Saraiva, que lhe valeu o Prémio Literário José Saramago no final do ano passado. Com início marcado para as 17:00 horas, a 115.ª edição do ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora contará com participações especiais de Valter Hugo Mãe e Cristiana Sabino e terá lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
Publicado pela Quetzal Editores, este romance abala os fundamentos da narrativa clássica e revela o seu autor como uma voz poderosa na literatura portuguesa. A obra acompanha a ligação de Silvina e António, num retrato de um casamento de vinte e cinco anos contado em diferentes dimensões. Este é, assim, um livro sobre amor, finitude e memória, que dá voz aos mortos que murmuram debaixo do chão de casa.
Além do Prémio Literário José Saramago, Francisco Mota Saraiva acumula o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís (atribuído ao seu primeiro romance, em 2023), uma bolsa de criação literária atribuída pela DGLAB e uma residência literária pela Fundação Eça de Queiroz.
Este ciclo de conversas conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand e continua a enriquecer o panorama cultural da cidade, proporcionando encontros memoráveis entre escritores e leitores.
A entrada no evento é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis. Mais informações em www.portoencontro.pt.