Teatro
Victor ou as Crianças no Poder, um grito surrealista contra as convenções sociais e familiares em cena no TeCA
A comédia trágica de Roger Vitrac, produzida pela companhia Os Possessos e encenada por João Pedro Mamede, apresenta-se no Porto, no palco do Teatro Carlos Alberto, de 10 a 13 de abril.

10 Abr a 13 Abr 2025
Tudo acontece num único serão, entre as oito e a meia-noite, no apartamento dos Paumelles, em Paris. É dia 12 de setembro de 1909, Victor faz nove anos e declara com estrondo: “Não espero nem mais um ano para ser adulto. Estou decidido a ser alguém e é já!”. Victor ou as Crianças no Poder, divertimento dadaísta escrito em 1928 pelo poeta e dramaturgo francês Roger Vitrac, é um grito de desafio contra todas as convenções sociais e familiares.
Levantada pelos Artistas Unidos e Os Possessos, a peça assinala os dez anos desta companhia cofundada por João Pedro Mamede, que aqui também assume o papel de encenador. A tradução é de Jorge Silva Melo. Combinando paródia e tragédia íntima, Victor ou as Crianças no Poder é uma obra-prima precursora do teatro do absurdo.
Após a estreia em Lisboa, em fevereiro de 2024, a peça chega finalmente ao Porto, onde se apresenta no palco do Teatro Carlos Alberto entre 10 e 13 de abril. Na quinta-feira e no sábado as sessões são às 19h00, na sexta-feira às 21h00 e no domingo às 16h00. Os bilhetes têm o custo de 12 euros.
Mais informações em tnsj.pt/victorouascriançasnopoder.