Festivais
KULTURfest - Festival de Culturas de Expressão Alemã - Porto
O KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã está de volta para a sua segunda edição: de 27 a 30 de abril no Porto, de 21 a 25 de maio em Lisboa e, posteriormente, noutras cidades portuguesas.

27 Abr a 30 Abr 2025
O KULTURfest apresenta no Porto, de 27 a 30 de abril, uma programação que revela a multiplicidade de culturas de expressão alemã através de várias manifestações artísticas, que abordam temas incontornáveis como a reunificação alemã, a diversidade cultural, o populismo e a imigração, entre outros.
O festival associa-se aos Dias da Dança para apresentar dois espetáculos com apoio do Goethe-Institut Portugal: em jeito de warm-up, no dia 27 de abril, sobe ao palco do Teatro Campo Alegre o espetáculo BEAUTIFUL, do duo luso-alemão Ana Rita Xavier & Daniel Conant (18h30), e nos dias 29 e 30 de abril, no mesmo teatro, a dança performance Friends of Forsythe (21h30), de William Forsythe.
A abertura oficial do KULTURfest Porto acontece no dia 28 de abril, com a inauguração da exposição 60 anos da comunidade portuguesa na Alemanha (19h00, Reitoria da Universidade do Porto), uma visita guiada especial para o público do festival à exposição Aula do Visível para explorar a influência alemã na obra de grandes artistas portugueses (19h45, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), e a exibição da comédia alemã Dois por um (21h00), da realizadora Natja Brunckhorst – a atriz do filme Os Filhos da Droga - com a atriz Sandra Hüller, que protagonizou o filme Palma de Ouro em Cannes (2023), Anatomia de uma queda.
No dia 29 de abril, a Casa Comum da Universidade do Porto será ainda o espaço para o debate Bacalhau e Brezel - quais são os ingredientes necessários para uma integração bem-sucedida?, assim como da exibição de dois filmes. Às 18h00, o KULTURfest apresenta As insubmissas 2 – Bom dia, lindas!, de Torsten Körner, documentário com a participação de quinze mulheres que partilham as suas experiências de vida e a luta pela igualdade de direitos na Alemanha do Leste. Às 21h é exibido o icónico Solo Sunny, de Konrad Wolf (1980) no ano em que se celebra o 100.º aniversário do nascimento do realizador, data que a Cinemateca Portuguesa vai também assinalar a 19 e 20 de maio, em jeito de warm-up da chegada do KULTURfest a Lisboa.
O KULTURfest Porto encerra a 30 de abril com várias iniciativas: o Concerto de Bach pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (18h, na Casa Comum) que assinala o 275.º aniversário da morte do compositor, a exibição do filme Veni Vidi Vici, de Daniel Hoesl e Julia Niemann (20h no Cinema Passos Manuel), apresentado pela Embaixada da Áustria, com produção de Ulrich Seidl, seguido da festa de encerramento do festival, às 22h, com Christian Candid Dvorak, DJ incontornável da cena da música eletrónica austríaca.